O Gmail adora novidades mais que qualquer outro gerenciador de e-mails e não economiza no incentivo tanto de programadores quanto de usuários para experimentar isso tudo.


Captura de Tela 2014-09-10 às 09

 

 

Assim, dentro de configurações, você encontra a guia Labs, com milhares de iniciativas (nem sempre bem-sucedidas). Neste artigo da FastCompany, a Stephanie Vozza entrega sua sugestão particular de alguns recursos muito interessantes para nossas caixas de correio, até mesmo não só para Gmail. Leve em consideração que isso muda o tempo todo e muito do que está aqui, amanhã, poderá nem existir mais ou estar diferente (melhor, esperamos ). É por esse motivo que testei todas as sugestões e substituí algumas.

Em certos momentos, durante o processamento de e-mails, sentimos falta de alguns recursos que por vezes nos parecem tão malucos que até duvidamos se um dia existirão.


Graças a mentes brilhantes, com criatividade abundante, os mais inovadores recursos chegam até nós, pobres mortais. Parte deles dá vontade de experimentar só para descobrir se funcionam mesmo ou não.

Para os curiosos (e corajosos) de plantão, eis a lista:

 


1. mxHero


Captura de Tela 2014-09-10 às 09
No topo da lista mxHero, capaz de se autodestruir. Acionando este recurso, ele recebe a ordem de que deve ser irremediavelmente destruído depois de lido! Impressionante, não? Mas não para por aí, além disso oferece um conjunto completo de aplicativos de e-mail para praticamente qualquer plataforma, incluindo Outlook.


2.  Enviar e Arquivar


Captura de Tela 2014-09-10 às 10

Originalmente um recurso do Labs, fez tanto sucesso que já é oficial e está disponível automaticamente para todos os usuários (1). Ao responder uma mensagem, surge o ícone (2) para enviar e arquivar. Você também pode alterar as configurações (4) clicando na roda dentada (3). Use a guia Geral, ele não está mais no Labs e informe-se melhor aqui.


3. Rapportive e Social Conector 

 
Este recurso está disponível para Gmail, via Rapportive, e para Outlook, via Social Conector. Ele exibe dados sobre seus contatos nas redes sociais como Facebook e/ou Linkedin. Pode ser interessante realizar um contato mais pessoal com alguém, via rede social, antes de interagir mais profundamente apenas por e-mail.


4. Unroll.me


Aqui você terá uma expansão de um recurso já nativo atualmente no gmail: seleção e filtragem de conteúdos.



Além de permitir uma seleção individual das redes de notícias e das que não são, ele fornece um resumo diário empacotado com sua seleção pessoal. Isso facilita muito o foco para manter-se atualizado sem dispersão.


5. Snooze in gmail



Muito além de um “procrastinador” de decisões sobre e-mails, este snooze permite agrupar por assuntos e compartilhar com o time. Você não só pode programar para ser avisado sobre determinado e-mail daqui a determinado tempo como será possível ver estes compromissos em blocos identificáveis. Um verdadeiro CRM  para sua caixa de entrada.


6. Boomerang


Disponível tanto para gmail quanto para Exchange, disponibiliza funcionalidades avançadas como alarme de e-mails, agendamento de envio para mais tarde, rastreamento de resposta, e muito mais.

 

7. Wisestamp


Captura de Tela 2014 09 12 às 17.18.43A proposta é criar e manter facilmente uma assinatura de e-mail com design profissional. Existem versões para pessoa física e jurídica. Fica a dica de que para funcionar em meu gmail primeiro foi necessário desativar o recurso nativo de assinatura, para só depois ligá-lo novamente.


8. Mailtrack e Signals


Eles oferecem a oportunidade de saber se, quando e quantas vezes nossos e-mails foram abertos pelos destinatários. É um recurso ótimo para saber quem viu seu e-mail e diz não ter visto, mas não confie 100% ok?  


9. Cloudy for Gmail


Após instalar a extensão e ao criar um novo e-mail, será possível clicar na nuvem que surgiu próximo ao botão enviar (vide imagem acima). Uma janela se abre para anexar arquivos de seu computador e de outros tantos serviços. Você precisará habilitar cada um deles e autorizar o aplicativo no acesso a seus dados de lá.


10. Followup


Uma das melhores ferramentas auxiliares para gerenciar pessoas e projetos é a prática de flollow-up. Este plugin expande o recurso e incentiva a prática à medida que facilita a programação das datas bastando incluir em cópia o prazo de retorno. E não para por ai, você pode alterar depois, integrar com seu calendário e até com o SalesForce.
 

Lembre-se de que estes plug-ins precisam de sua autorização para funcionar e você pode desativá-los a qualquer tempo.

 

Caso  experimente algum deles, por favor, deixe seu comentário. Obrigada.

Aproveite o embalo para assinar o recebimento automático das postagens deste blog ou passear entre outros artigos sobre ferramentas/aplicativos.


Abraços,
[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem : printscreens
Tradução/interpretação: FastCompany

 

Compartilhar: