22 maneiras de permanecer calmo mesmo em tempos de muito estresse
Algumas atitudes nossas parecem funcionar como mágica para resolver os problemas ou, no mínimo, amenizá-los. Que tal uma lista com muitas destas atitudes para mantermos bem à mão?
Passeando pela Lifehack, encontrei esta deliciosa lista com algumas “chaves mágicas” para nos aproximarmos de nós mesmos e nos afastarmos das preocupações. Isso mesmo, a loucura diária nos envolve de tal maneira que os dias passam muitas vezes sem nem percebermos. Mantemos o foco nas preocupações que pouco ou nada adiantam em vez de entender os problemas e resolvê-los.
Não precisa ser assim. Uma percepção mais focada de nossa parte, nesses “detalhes”, pode recuperar nossa sanidade e competência para agir nas raízes dessas questões, não apenas nos efeitos. Uma boa maquiagem será sempre uma solução temporária, pode não ser o que buscamos em determinados momentos.
Anote para sua inspiração:
1. Identificar as causas
Pode ser o trânsito lento ou um veículo a sua frente trancando a passagem, a mágoa de um comentário indelicado, o desapontamento com o trabalho duro não reconhecido.
Saber exatamente o que está sentindo e as causas desse sentimento facilitam sua decisão sobre como lidar com a situação muito mais do que se não souber o que o está te fazendo mal.
2. Escolher sua ação
Reagir é algo instintivo e a maioria das vezes irracional. Escolha analisar, entender e agir conforme quem você é ou deseja ser.
Não podemos mudar os acontecimentos nem as pessoas, mas possuímos o poder de decidir quem vamos ser diante daquilo.
Antes de agir ou falar, pare um segundo para responder isso:
- Qual a relação disso com o passado? Mantendo as ações, manterá os resultados, reescolha.
- Qual a importância disso daqui a 6 meses, a 1 ano? Vale a pena permitir que isso o afete?
- Você tem (ao alcance de suas mãos) o poder de fazer diferente?
Pode parecer radical, mas a verdade é que se choveu, nada o impede de brincar na chuva. Se acabou, pode começar de novo. Se não deu certo hoje, amanhã será outro dia.
3. Respirar profunda e lentamente
Tire totalmente o ar de você até encolher a barriga. Reponha o ar pelo nariz tão devagar quanto conseguir. Segure por um tempo confortável e, então, recomece. Repita esse ciclo sem grande esforço e o resultado vai aparecer instantaneamente.
4. Permitir-se uma pausa para distrair
Desde apenas olhar atentamente o ambiente a sua volta para contar quantos objetos existem da mesma cor até ouvir uma música agradável ou dedicar sua atenção a um joguinho qualquer por, digamos, 3 minutos.
5. Enumerar suas bênçãos
Sentir-se grato melhora o humor, aumenta a energia e o bem-estar físico, já foi cientificamente provado. Você pode agradecer um milhão de coisas. Se não consegue pensar em nada neste momento, comece a montar sua lista. Com a prática você vai conseguir sentir-se grato e ver beleza até nas coisas mais improváveis.
6. Limitar o tempo gasto
Quanto mais tempo dedicar sua energia para algo, mais ela cresce. Defina que vai pensar sobre o caso apenas em tais e tais horários. Em todos os demais viva de maneira plena, independentemente daquele problema.
7. Focar nos benefícios
As pérolas estão escondidas no caos. Normalmente não conseguimos encontrá-las porque estamos muito apressados em sair daquela situação. Quando “dar este passo para trás e olhar a situação de fora” estiver difícil demais para você, recorra a sua lista de gratidão. Mas este desafio de encontrar a pérola além de acalmar o coração pode ser muito gratificante quando conseguimos encontrá-la. A pérola do caos é um presente muito especial que você jamais poderia conseguir se não estivesse vivendo exatamente aquela situação. Procure a pérola.
8. Movimentar-se
Nem precisa sair da cadeira. Role os ombros ou a cabeça para trás e para frente, lenta e delicadamente. Estique os dedos até seu limite e então recolha ao máximo ou apenas relaxe-os. Se e quando puder participar de uma atividade física, melhor, mas se lembre de que dançar não é só divertido, mexe com tudo em você e pode ser mais acessível a qualquer momento. Essa movimentação costuma ser até mais eficaz que alguns antidepressivos, segundo pesquisas da área.
9. Usar o sol
Nem sempre ele estará a seu alcance, aproveite bem quando estiver. Poucos minutos ao sol são suficientes para nos energizar e fornecer alguma vitamina D, que irá acalmá-lo e melhorar seu humor.
10. Definir e respeitar a “hora de parar”
Ninguém consegue ficar ligado 24 horas e continuar funcionando bem por muito tempo. É preciso usufruir de alguns momentos de pausa. Seja dormindo, seja passeando no parque, seja lendo, nadando, cavalgando, patinando, seja tomando sorvete, seja um banho mega relaxante com direito a sais. Corpo, mente, alma e coração agradecem.
11. Pedir e aceitar apoio de quem lhe quer bem
Pode ser num banco de igreja, meditando, encontrando os amigos ou falando com a família, esse contato tende a ser fundamental. É o apoio que nossa autoestima precisa para recomeçar com coragem. Escolha pessoas positivas para isso.
12. Sorrir até gargalhar
Um sorriso já faz efeito, mas gargalhar é capaz até de aumentar sua expectativa de vida. Leia ou conte piadas, assista a alguns vídeos engraçados, relembre ou reveja fotos das travessuras de seus filhos.
13. Jogar o lixo fora
Um choro entalado por muito tempo pode ser devastador para sua saúde. Permita-se ter um ataque histérico de 5 minutos para sobreviver o resto do dia com a alma lavada. Use uns minutos do chuveiro para uma troca de energias e uma verdadeira limpeza e revitalização.
14. Abraçar mais e sempre
Já ouviu falar em terapia do abraço? Use até um bicho de pelúcia se for preciso mas crie este hábito de abraçar com atenção, carinho e energia. Essa liberação de endorfinas é uma das maneiras mais eficazes de livrar-se do estresse e acalmar.
15. Mascar chicletes funciona
Alguns estudos mostram que o ato da mastigação por algum tempo aumenta a produção de seretonina. Ela regula sono, humor, apetite e ainda ajuda a combater a enxaqueca.
16. Pode até recorrer ao chocolate, com moderação
Não precisa ser chicletes, pode ser chocolate, aveia, banana madura, brócolis, veja outros clicando aqui.
17. Considerar o divino e o invisível
Sentir que somos parte de algo maior que nós mesmos costuma transparecer melhor a pequenez de algumas situações, além de transmitir conforto. Olhe para as estrelas, ore, medite ou navegue no Google Earth para enxergar mais longe.
18. Dormir o necessário
Pequenos cochilos resolvem para muitas pessoas, para outras são necessárias 10 horas de sono ininterruptas. Respeite sua individualidade independentemente do que o resto do mundo pensa sobre isso. É sua saúde e sanidade que estão em jogo.
19. Observar-se mais e sempre
Este é um hábito a ser adquirido e mantido com unhas e dentes. Estar em auto-observação é uma das chaves mágicas mais importantes porque ativa seu pisca-alerta de ação antes de uma reação indesejada. Mais que um passado e um futuro, somos o aqui e o agora.
20. Amar e perdoar
Primeiro a si mesmo. Você não pode doar o que não possui. Errar faz parte da jornada e acelera o aprendizado. Aceite que este é apenas mais um ingrediente da receita e perdoe as falhas, sejam suas, sejam de todas as demais pessoas. Então, depois disso, continue a caminhada em paz e confiante.
21. Procurar quantos pontos de vista a mais existem
Recorra à opinião de outras pessoas caso não consiga ver isso sozinho. Qual a pior coisa que poderia acontecer? O que afinal eu poderia querer? Qual seria o meu conselho para um amigo na mesma situação?
22. Pensamento gera sentimento que gera ação
Existem mais de mil maneiras de pensar, sentir e agir. Quantas você consegue ver? O que você pensa define o que sente e interfere em como age. Quando alguém lhe atribui uma nota zero, é você quem define se este será um empurrão para desistir ou se superar. Além do mais, quando lhe oferecem um “presente” e você não o pega, com quem fica o presente? Escolha outra vez, diferente.
E você? Conte-nos sua lista de “chaves mágicas” para manter o estresse sob controle e seguir em frente.
A Call Daniel vem distribuindo a lista dela nos treinamentos de GTD. Participe de uma de nossas turmas abertas ao público para conhecer melhor este recurso e aprender a usá-lo na prática.
Abraços
Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade
{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}
Imagem: Mustdo
Inspiração/tradução livre: Lifehack