Algumas atitudes nossas parecem funcionar como mágica para resolver os problemas ou, no mínimo, amenizá-los. Que tal uma lista com muitas destas atitudes para mantermos bem à mão?

pequenos milagres

Passeando pela Lifehack, encontrei esta deliciosa lista com algumas “chaves mágicas” para nos aproximarmos de nós mesmos e nos afastarmos das preocupações. Isso mesmo, a loucura diária nos envolve de tal maneira que os dias passam muitas vezes sem nem percebermos. Mantemos o foco nas preocupações que pouco ou nada adiantam em vez de entender os problemas e resolvê-los.

Não precisa ser assim. Uma percepção mais focada de nossa parte, nesses “detalhes”, pode recuperar nossa sanidade e competência para agir nas raízes dessas questões, não apenas nos efeitos. Uma boa maquiagem será sempre uma solução temporária, pode não ser o que buscamos em determinados momentos.

Anote para sua inspiração:

1. Identificar as causas

Pode ser o trânsito lento ou um veículo a sua frente trancando a passagem, a mágoa de um comentário indelicado, o desapontamento com o trabalho duro não reconhecido.

Saber exatamente o que está sentindo e as causas desse sentimento facilitam sua decisão sobre como lidar com a situação muito mais do que se não souber o que o está te fazendo mal.

2. Escolher sua ação

Reagir é algo instintivo e a maioria das vezes irracional. Escolha analisar, entender e agir conforme quem você é ou deseja ser.

Não podemos mudar os acontecimentos nem as pessoas, mas possuímos o poder de decidir quem vamos ser diante daquilo.

Antes de agir ou falar, pare um segundo para responder isso:

      1. Qual a relação disso com o passado? Mantendo as ações, manterá os resultados, reescolha.
      2. Qual a importância disso daqui a 6 meses, a 1 ano? Vale a pena permitir que isso o afete?
      3. Você tem (ao alcance de suas mãos) o poder de fazer diferente?

Pode parecer radical, mas a verdade é que se choveu, nada o impede de brincar na chuva. Se acabou, pode começar de novo. Se não deu certo hoje, amanhã será outro dia.

3. Respirar profunda e lentamente

Tire totalmente o ar de você até encolher a barriga. Reponha o ar pelo nariz tão devagar quanto conseguir. Segure por um tempo confortável e, então, recomece. Repita esse ciclo sem grande esforço e o resultado vai aparecer instantaneamente.

4. Permitir-se uma pausa para distrair

Desde apenas olhar atentamente o ambiente a sua volta para contar quantos objetos existem da mesma cor até ouvir uma música agradável ou dedicar sua atenção a um joguinho qualquer por, digamos, 3 minutos.

5. Enumerar suas bênçãos

Sentir-se grato melhora o humor, aumenta a energia e o bem-estar físico, já foi cientificamente provado. Você pode agradecer um milhão de coisas. Se não consegue pensar em nada neste momento, comece a montar sua lista. Com a prática você vai conseguir sentir-se grato e ver beleza até nas coisas mais improváveis.

6. Limitar o tempo gasto

Quanto mais tempo dedicar sua energia para algo, mais ela cresce. Defina que vai pensar sobre o caso apenas em tais e tais horários. Em todos os demais viva de maneira plena, independentemente daquele problema.

7. Focar nos benefícios

As pérolas estão escondidas no caos. Normalmente não conseguimos encontrá-las porque estamos muito apressados em sair daquela situação. Quando “dar este passo para trás e olhar a situação de fora” estiver difícil demais para você, recorra a sua lista de gratidão. Mas este desafio de encontrar a pérola além de acalmar o coração pode ser muito gratificante quando conseguimos encontrá-la. A pérola do caos é um presente muito especial que você jamais poderia conseguir se não estivesse vivendo exatamente aquela situação. Procure a pérola.

8. Movimentar-se

Nem precisa sair da cadeira. Role os ombros ou a cabeça para trás e para frente, lenta e delicadamente. Estique os dedos até seu limite e então recolha ao máximo ou apenas relaxe-os. Se e quando puder participar de uma atividade física, melhor, mas se lembre de que dançar não é só divertido, mexe com tudo em você e pode ser mais acessível a qualquer momento. Essa movimentação costuma ser até mais eficaz que alguns antidepressivos, segundo pesquisas da área.

9. Usar o sol

Nem sempre ele estará a seu alcance, aproveite bem quando estiver. Poucos minutos ao sol são suficientes para nos energizar e fornecer alguma vitamina D, que irá acalmá-lo e melhorar seu humor.

10. Definir e respeitar a “hora de parar”

Ninguém consegue ficar ligado 24 horas e continuar funcionando bem por muito tempo. É preciso usufruir de alguns momentos de pausa. Seja dormindo, seja passeando no parque, seja lendo, nadando, cavalgando, patinando, seja tomando sorvete, seja um banho mega relaxante com direito a sais. Corpo, mente, alma e coração agradecem.

11. Pedir e aceitar apoio de quem lhe quer bem

Pode ser num banco de igreja, meditando, encontrando os amigos ou falando com a família, esse contato tende a ser fundamental. É o apoio que nossa autoestima precisa para recomeçar com coragem. Escolha pessoas positivas para isso.

12. Sorrir até gargalhar

Um sorriso já faz efeito, mas gargalhar é capaz até de aumentar sua expectativa de vida. Leia ou conte piadas, assista a alguns vídeos engraçados, relembre ou reveja fotos das travessuras de seus filhos.

13. Jogar o lixo fora

Um choro entalado por muito tempo pode ser devastador para sua saúde. Permita-se ter um ataque histérico de 5 minutos para sobreviver o resto do dia com a alma lavada. Use uns minutos do chuveiro para uma troca de energias e uma verdadeira limpeza e revitalização.

14. Abraçar mais e sempre

Já ouviu falar em terapia do abraço? Use até um bicho de pelúcia se for preciso mas crie este hábito de abraçar com atenção, carinho e energia. Essa liberação de endorfinas é uma das maneiras mais eficazes de livrar-se do estresse e acalmar.

15. Mascar chicletes funciona

Alguns estudos mostram que o ato da mastigação por algum tempo aumenta a produção de seretonina. Ela regula sono, humor, apetite e ainda ajuda a combater a enxaqueca.

16. Pode até recorrer ao chocolate, com moderação

Não precisa ser chicletes, pode ser chocolate, aveia, banana madura, brócolis, veja outros clicando aqui.

17. Considerar o divino e o invisível

Sentir que somos parte de algo maior que nós mesmos costuma transparecer melhor a pequenez de algumas situações, além de transmitir conforto. Olhe para as estrelas, ore, medite ou navegue no Google Earth para enxergar mais longe.

18. Dormir o necessário

Pequenos cochilos resolvem para muitas pessoas, para outras são necessárias 10 horas de sono ininterruptas. Respeite sua individualidade independentemente do que o resto do mundo pensa sobre isso. É sua saúde e sanidade que estão em jogo.

19. Observar-se mais e sempre

Este é um hábito a ser adquirido e mantido com unhas e dentes. Estar em auto-observação é uma das chaves mágicas mais importantes porque ativa seu pisca-alerta de ação antes de uma reação indesejada. Mais que um passado e um futuro, somos o aqui e o agora.

20. Amar e perdoar

Primeiro a si mesmo. Você não pode doar o que não possui. Errar faz parte da jornada e acelera o aprendizado. Aceite que este é apenas mais um ingrediente da receita e perdoe as falhas, sejam suas, sejam de todas as demais pessoas. Então, depois disso, continue a caminhada em paz e confiante.

21. Procurar quantos pontos de vista a mais existem

Recorra à opinião de outras pessoas caso não consiga ver isso sozinho. Qual a pior coisa que poderia acontecer? O que afinal eu poderia querer? Qual seria o meu conselho para um amigo na mesma situação?

22. Pensamento gera sentimento que gera ação

Existem mais de mil maneiras de pensar, sentir e agir. Quantas você consegue ver? O que você pensa define o que sente e interfere em como age. Quando alguém lhe atribui uma nota zero, é você quem define se este será um empurrão para desistir ou se superar. Além do mais, quando lhe oferecem um “presente” e você não o pega, com quem fica o presente? Escolha outra vez, diferente.

E você? Conte-nos sua lista de “chaves mágicas” para manter o estresse sob controle e seguir em frente.

A Call Daniel vem distribuindo a lista dela nos treinamentos de GTD. Participe de uma de nossas turmas abertas ao público para conhecer melhor este recurso e aprender a usá-lo na prática.

Abraços

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem: Mustdo

Inspiração/tradução livre: Lifehack

Compartilhar: