A família vem em primeiro lugar para o Brasileiro, segundo o Datafolha, mas em segundo vem o trabalho. Como conciliar isso?

 

trabalho em casa.jpg

 

Muitos profissionais, em sua maioria mulheres, estão optando pelo trabalho em casa. Tem sido um caminho, nem sempre simples mas possível, de manter ambos sob controle.

 

Sem muitos referenciais, as pessoas estão criando suas próprias soluções para conseguirem manter a ordem mesmo misturando assuntos tão diversos como família e trabalho. Eventualmente são interrompidas por clientes ou chefes durante o horário do lanche da família e também por familiares chamando sua atenção bem na hora que a concentração estava ótima para terminar algum trabalho.

 

Olhando sem vícios podemos colocar todas as nossas tarefas diárias (dentro ou fora do lar/empresa) como trabalhos a serem realizados. As compras no supermercado demandam tanta atenção quanto as cotações para a empresa. Fazer uma refeição caprichada pode ser tão trabalhoso quanto, ou mais, que desenvolver um novo projeto de marketing.

 

Qualquer trabalho demanda um esforço determinado além de nossa atenção para realizá-lo com competência. Durante a caminhada nossos erros serão substituídos por acertos, mas podemos usar algumas dicas importantes:

 

Aceite com tranquilidade a fase de ajustes

Toda vez que algo mudar de maneira drástica será necessário analisar o problema e buscar as soluções adequadas. Se você não possuir uma sala reservada para o trabalho da empresa, por exemplo, seus familiares podem esquecer que apesar de você estar presente sua cabeça está bem longe. As interrupções vão acontecer com mais frequência enquanto estiverem se ajustando a nova realidade.

 

Defina bem todos os limites

Onde você vai produzir, por quanto tempo, com qual frequência. Cada um dos limites que você criar vão auxiliar na gestão do tempo e interferir em sua produtividade. Depois será importante que sejam respeitados, tanto por você, quanto por todos os envolvidos.

 

Sem prioridades claras as chances de sucesso diminuem

A família pode ser sua prioridade número 1, sem problemas. Você só não pode esquecer que seu trabalho existe, em sua vida, também por eles. Seu bem estar, felicidade, equilíbrio e finanças interferem em tudo a sua volta. A definição de prioridades claras vai auxiliar para decisões rápidas e contribuir para a conclusão de projetos a longo prazo.

 

É possível sim conciliar o trabalho em casa com a rotina em família, mesmo considerando todos os imprevistos do caminho. Caso seu perfil pessoal não combine com o home office, pense na possibilidade de investir num trabalho tradicional de meio período. É um caminho alternativo para equilibrar estas duas áreas de responsabilidade em sua vida.

 

Recomendo a leitura deste artigo da revista Pais e Filhos e uma boa metodologia de gestão do tempo, como ferramentas para o seu sucesso. 

 

Abraços,
[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem : plus.google.com

Compartilhar: