Você é do tipo que recorre ao café para manter-se produtivo após o almoço de cada dia? Veja como escapar disso:

amado café resized 600

Num artigo da Asianefficiency.com, encontrei 8 maneiras para fugir ao padrão comportamental nos escritórios do mundo inteiro: café à tarde toda. Grande parte deste hábito se deve a comum “morosidade” que adquirimos após um farto almoço. Diante dessa improdutividade, muitos de nós recorremos à solução mais fácil e barata, que envolve uma pequena caminhada até a sala do café.

O problema maior aqui pode ser apenas a ingestão exagerada da cafeína, que aliás em pequenas doses pode ser até benéfico. Sem contar que este estado é uma reação natural do organismo que direciona um volume maior de energia para a digestão.

Para resolver este impasse entre café e produtividade, experimente algumas destas dicas:

Altere sua dinâmica

Este pode ser um truque muito efetivo. Assim que voltar do almoço escolha uma ou duas tarefas bem simples e rápidas para executar. Tal atitude vai despertar a sensação de alta produtividade ao concluir isso com tanta facilidade. Assegure-se de que não será interrompido por e-mails ou redes sociais nestes primeiros minutos após o almoço. Mais que oferecer distração, estes espaços nos absorvem totalmente quando já estamos desanimados. Aproveite o impulso das primeiras tarefas fácies para seguir adiante nas mais complexas.

Beba água

Um dos recursos mais simples é manter-se hidratado. O frescor da água tem o poder de animar corpo e mente. Caminhe até o bebedouro ou mantenha sua garrafinha à mão. Prefira o consumo numa temperatura um pouco abaixo da sua no momento.

Substitua o energético

Existem alternativas ao café como energético e elas podem estar até mesmo no seu prato do almoço, veja a lista aqui. Caso opte por algo mais industrializado, lembre-se também de interromper o consumo por volta de 6 horas antes de dormir para usufruir completamente de seu descanso.

Troque de ares

Mudar de ambiente significa também uma mudança de energias. Caso não possa se dar ao luxo de uma varanda com rede ou um pulo no café da esquina, use por alguns minutos a sala de um colega de trabalho e até a recepção da empresa. Experimente algumas opções até encontrar algo que funciona para você.

Explore melhor o tempo do almoço

Caso suas companhias sejam agradáveis ou os locais sejam inusitados, o almoço pode ser seu energético para a parte da tarde no escritório. Já tentou isso? Reservar os 15 minutos finais para uma atividade extra (pingue-pongue ou até um simples jogo da velha) costumam funcionar bem.

Refresque-se

Pode ser apenas lavando o rosto e os pulsos, mas se puder tomar uma chuveirada melhor ainda. Respirar atento e de maneira calma, para oxigenar o cérebro, pode ser tão refrescante quanto um sorvete.

Não ceda a tentação

Voltando de um almoço pesado, chato e rotineiro, pode ser muito tentador apenas entregar-se ao desânimo e tornar sua tarde inteira improdutiva. Esta escolha pode custar muito caro e roubar horas preciosas, fora da empresa, em que poderia estar se divertindo, com a consciência tranquila.

Faça a escolha certa

Pode ser preciso sair do escritório novamente, dar um cochilo, caminhar ou fazer qualquer outra coisa que reabasteça seu ânimo. Agir conscientemente na direção do que desenhou para si mesmo será bem mais eficaz que ficar a tarde toda brigando contra o cansaço. Antes de identificar os bons motivos que posui para estar onde está, fazendo o que precisa ser feito, será bem mais difícil manter-se ali. Liste os porquês de suas escolhas e olhe para eles com a frequência necessária.

Vale ressaltar que este desânimo após as refeições é uma reação natural de nosso organismo que direciona uma energia maior para o processo de digestão. Mas ele não costuma durar muito, alguns minutos são suficientes para recuperarmos a potência e disposição de costume. Se o sintoma está dominando sua tarde inteira o problema não é de digestão.

Recomendo a leitura deste outro artigo com dicas para lidar com o desânimo.

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem: carolarbex.com.br

Tradução/inspiração livre: Asianefficiency.com

Você já leu esta entrevista com um Faixa Preta em Produtividade?

Entrevista com Augusto Campos (efetividade.net)

Augusto Campos Efetividade.net

Quer saber um pouco mais sobre o caminho que um Faixa-Preta em Produtividade percorreu para chegar ao atual estágio? Aqui está:

Compartilhar: