Segredos? Sim, até parecem segredos porque quase ninguém atribui o grande valor que algumas atitudes possuem para melhorar nossa qualidade e produtividade na rotina diária. Quando algo é muito complexo, de difícil ou demorada implementação tendemos a achar que possui grande valor. Nem sempre é assim.

qualidade e produtividade resized 600

Em determinados momentos aceitamos alguma queda na qualidade em benefício da produtividade. “Não ficou perfeito, mas ficou pronto a tempo”, soa familiar? Infelizmente nos rendemos a este tipo de solução por falta de outra possível dentro de um prazo “inadiável”. Isso não é exclusividade de ninguém, todos nós já passamos por um aperto desses em algum momento de nossa caminhada profissional.

 

Mas a verdade é que essa escolha pode ficar na exceção para sempre quando você criar alguns hábitos fortes para garantir sua qualidade e produtividade juntas a maior parte do tempo. Sem dúvida que “conhecer o caminho” não é o mesmo que “percorrer o caminho”. Quantos caminhos você já conhece? Quantos deles você está efetivamente percorrendo?


Quem sabe no mês passado você participou de um treinamento em gestão do tempo, fez as primeiras aulas de Ioga ou se inscreveu na tão sonhada academia. Mês passado viveu estas escolhas, conheceu o caminho. Quais você está percorrendo diligentemente desde então? Não adianta responder com “não deu por que meus horários mudaram, depois daquilo aconteceu um imprevisto, acho que não estou me adaptando…”. Nós sabemos que são apenas boas justificativas para não ter feito, mas não são impedimentos reais. SE você decidir por algo vai realizá-lo até conseguir atingir seus objetivos. Só não consegue quem desiste antes, certo?


Qualidade e produtividade podem estar juntas a maior parte do tempo em sua carreira, quando você escolher treinar alguns hábitos que já experimentou e realmente fazem a diferença em sua rotina. Você precisa treinar até transformarem-se em hábitos, depois disso basta ligar o piloto automático que raramente não funcionará como o previsto. Podem ser o planejamento ou a revisão mensal/semanal, as listas de tarefas, o calendário com poucas horas comprometidas diariamente, não importa. Alguns segredos funcionam bem para você, outros não. O maior deles é percorrer os caminhos que já escolheu, que já conhece e sabe que são bons para você.


Caso não tenha experimentado o suficiente, temos algumas boas sugestões aqui no blog que facilitam atingir seus objetivos de qualidade e produtividade. Tente rever estes artigos:


Ou ainda…

Baixe gratuitamente nosso e-book Tranquilo e Produtivo.


Abraços 

+ Produtividade – Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: pt-br.facebook.com


Compartilhar: