Apesar de a respiração ser uma ação automática, esse é um ato de extrema importância em nossa qualidade de vida e passível de aprimoramento por meio de algumas técnicas. A maior parte das pessoas não aproveita toda a sua potencialidade e, muitas vezes, o exercício de inspiração e expiração não é feito de forma completa e adequada.

Essa atividade, feita de maneira incorreta, impossibilita a entrada adequada de ar em todo o pulmão, e o gás carbônico que não é completamente expelido pode causar pequenos desconfortos. Sabendo disso, mostraremos nesse post como a técnica da respiração consciente pode ser benéfica para o seu dia a dia. Confira!

O que é e como funciona a respiração consciente

A respiração consciente é um simples ato que fazemos em nosso corpo e que pode ser aplicada por qualquer pessoa. Ela consiste na percepção total da respiração, ignorando pensamentos ruins, conflitos e eventuais transtornos em nossa mente. Inicialmente é difícil manter o foco, mas a prática diária leva o exercício a uma eficácia cada vez maior.

Essa técnica está relacionada também com o trabalho das próprias células do nosso organismo, já que a respiração profunda e consciente carrega mais ânimo e energia para o âmago do indivíduo. É algo tão importante quanto beber maiores quantidades de água, pois corpo e mente estão sendo favorecidos com esse tipo de atividade.

São inúmeras as vantagens da respiração consciente, que está envolvida com o controle da liberação dos hormônios do estresse. Até mesmo problemas de ansiedade e depressão também podem ser melhor controlados quando se faz esse tipo de exercício com regularidade.

Mesmo poucos minutos por dia já podem ser eficazes para a cura ou controle desses quadros, melhorando a qualidade do sono e permitindo uma diminuição no uso de medicamentos, com a devida avaliação médica. O sistema imunológico também fica mais forte, auxiliando na preservação de células, tecidos e órgãos do corpo humano. Essa técnica é amplamente disseminada pela líder budista Monja Coen.

Como desenvolver a respiração consciente

A forma mais conhecida para praticar e exercitar a respiração consciente é por meio da meditação. Essa técnica tem se tornando cada vez mais popular e relevante na vida moderna, pois o aumento de energia e foco mental que ela propicia tem sido instrumento para várias pessoas que possuem uma vida agitada no mercado de trabalho.

Para uma meditação produtiva, procure, antes de mais nada, esvaziar a sua mente de problemas externos. Encontre um lugar confortável, silencioso e, caso você queira, pode colocar uma música relaxante e agradável como plano de fundo para essa atividade.

Busque uma respiração profunda, tranquila e sem pressa, fazendo o possível para focar no momento atual, desprendido do passado. O importante é pensar que existe apenas o ar, entrando no seu corpo naquele momento.

Existem diferentes tipos de técnicas de meditação diferentes, várias das quais estão associadas com a yoga, o budismo e outras religiões. Apesar disso, existe a simples possibilidade de meditação focada 100% na respiração, que traz os mesmos benefícios citados anteriormente. Jon Kabat-Zinn, especialista americano graduado pelo MIT, difunde esses métodos de meditação com uma visão científica.

 

Então é isso! Se você gostou do nosso conteúdo comente abaixo e compartilhe a sua opinião e uma eventual experiência positiva com a respiração consciente!

Compartilhar: