A inteligência emocional é cada vez mais aprimorada e exigida dentro das empresas. Nesse caminho, surgiu o Search Inside Yourself, um programa com abordagem de mindfulness criada dentro da gigante Google. A técnica faz com que os colaboradores treinem a mente para aumentar a produtividade, exercitar a empatia e manter o foco em suas tarefas. 

O responsável por isso foi o engenheiro de computação Chade-Meng Tan, que desenvolveu o programa enquanto fez parte do quadro de funcionários da Google. Hoje, Tan é reconhecido no mundo todo e seu livro foi um best seller inclusive no Brasil, onde recebeu o nome de “Procure dentro de você”.

Mas o que é esse programa e como ele ajuda nas atividades diárias? Para esclarecer esse assunto para você, preparamos um post completo. Confira!

O que é o Search Inside Yourself?

O Search Inside Yourself é um programa que prega o treinamento mental para ajudar as pessoas a lidarem de forma positiva com os desafios diários no ambiente profissional. Baseado em neurociência, a prática parte so mindfulness, também conhecido como “atenção plena”.

Ao contrário do que muitos imaginam, a concentração e a meditação não são o ato de esvaziar a mente, mas sim de focar no que precisa ser feito de forma a aumentar a produtividade e a harmonia dentro das organizações.

O programa desenvolve a empatia e estimula a colaboração entre colegas, fazendo com que a carga emocional durante as atividades profissionais seja amenizada e tudo seja concluído com rapidez e excelência.

Como funciona o programa?

O Search Inside Yourself, de acordo com o seu criador, é dividido em três partes. Conheça quais são e como elas podem ser benéficas.

Parte I: treinamento da atenção

Para Tan, a atenção é o ponto focal de nossas habilidades. Por isso, qualquer treinamento de inteligência emocional deve ser iniciado por meio da atenção e da concentração.

É ela que ajuda os profissionais a manterem a mente tranquila, mas, ao mesmo tempo, clara e focada no que precisa ser desenvolvido. A atenção deve ser treinada para que foque em um objetivo específico, sem distrações que podem levar à procrastinação e à redução da produtividade.

Parte II: autoconhecimento

Uma vez treinada a atenção, agora fica mais claro entender os fluxos emocional e mental. A ideia, aqui, é entender a dinâmica pessoal para praticar o autocontrole e estimular a inteligência emocional.

Nessa parte, é essencial que o indivíduo preste atenção às suas reações e à forma como sua mente trabalha. Treinamentos simples podem fazer grande diferença na diminuição da ansiedade e do estresse causado pelos desafios profissionais.

Parte III: novos hábitos

Os novos hábitos dependem de nós e são criados por meio de treinamento mental. A ideia é manter o cérebro sempre atento e pronto para novos instintos. Uma dica dada como exemplo por Tan é começar a pensar no bem de uma outra pessoa sempre que cruzar com ela.

Isso faz com que o inconsciente veja esse novo padrão como um instinto e crie, aos poucos, o hábito de olhar para o outro com mais compaixão e generosidade. Novos hábitos ajudam o cérebro a se abrir para o novo e a criar novas experiências no ambiente de trabalho.

Quando a atenção se volta sistematicamente ao corpo (por meio da consciência sobre as atividades sensoriais de cada um) e à respiração, as percepções mentais sobre as emoções ampliam-se. Você fica mais ágil com seus próprios impulsos e pensamentos.

Na prática, o que vemos com a implantação do Search Inside Yourself é uma harmonia maior nas relações interpessoais. Além do mais, a prática da atenção total funciona como uma ginástica mental, permitindo que o desempenho seja cada vez melhor.

O sucesso do programa é tão grande que ele já foi ministrado em mais de 30 países. O melhor de tudo isso é que, além das contribuições profissionais, os exercícios podem melhorar, ainda, a vida pessoal desses trabalhadores.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Search Inside Yourself e o mindfulness? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e estimule a inteligência emocional de outras pessoas!

 
Compartilhar: