A meditação traz benefícios comprovados para o corpo e a mente. Entre os diferentes tipos, o mindfulness, também conhecido como atenção plena, se volta para o controle de emoções e reações, além de pensar em uma experiência presente. Suas vantagens não se limitam ao universo adulto. Segundo Katherine Weare, professora emérita das Universidades de Exeter e Southampton, os exercícios de mindfulness para crianças também beneficiam os pequenos.

A atenção plena ajuda as crianças a exercitarem a empatia, a calma e o controle das emoções. Além disso, favorece o autoconhecimento e desenvolvimento emocional em vários aspectos.

Para começar a colocar tudo isso em prática, veja 4 exercícios de mindfulness para crianças, extraídos da revista on-line Mindful, e aprenda a executá-los.

1. Bola de respiração

A esfera de Hoberman é uma estrutura móvel, que pode ser expandida e contraída com movimentos simples. Colorida e diferente, é muito utilizada como brinquedo. Na hora de praticar mindfulness para crianças, ela se torna uma grande aliada.

O “truque” para isso é fazer um exercício de respiração. A ideia é alinhar o movimento de inspiração com a abertura da esfera. Conforme ela se fecha, deve-se sincronizar com o ato de expirar. Além de regular a respiração, ajuda a manter a atenção nesse processo, o que favorece a meditação.

2. Respiração em grupo com amigos

A interação social também é positiva para a prática de meditação. Além de aprenderem mais sobre si, as crianças têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação e conexão emocional.

Uma das possibilidades consiste em fazer com que duas crianças usem a mesma bola de respiração. O objetivo é que sincronizem os movimentos com máxima atenção.

Também é possível unir um grupo maior de crianças em um círculo. No meio, fica um voluntário com a esfera de respiração e, aos poucos, cada um segue para o centro. Ao final, todos respiram juntos e isso fortalece a ligação entre eles.

3. Posição de super-herói no mindfulness para crianças

Os super-heróis fazem parte do universo da maioria das crianças. Assim, o interesse que mostram por pessoas com superpoderes pode ser usado na prática de mindfulness.

A proposta é sugerir que elas ajam como super-heróis e a habilidade é o desenvolvimento de sentidos. A posição de herói inclui estar em pé, firme, com confiança e de olhos fechados. Então, o pequeno deve ouvir as instruções sobre a respiração, bem como os sons que os rodeiam, sem fazer barulho. É uma forma de estimular a paciência, o autocontrole e a percepção do que está ao redor.

4. Respiração da abelha

Outro ótimo exercício de mindfulness para crianças, a técnica de respiração da abelha serve para quando os pequenos estão muito agitados. Ao notar que a criança está inquieta e nervosa, é válido praticar essa possibilidade.

Tudo começa com colocar as mãos nas orelhas para encerrar o barulho externo. Depois, a criança deve inspirar profundamente, sem deixar de prestar atenção ao movimento. Então, precisa expirar de forma lenta, pronunciando a letra “m”. A ideia é criar um zumbido, que lembra o som de uma abelha.

Como você viu, os exercícios de mindfulness para crianças são muito benéficos para os pequenos. Com a atenção plena colocada em prática, é possível melhorar o controle de emoções e a percepção externa, o que favorece o desenvolvimento como indivíduo.

Gostou de conhecer as vantagens do mindfulness para crianças? Compartilhe o post nas suas redes sociais e deixe os amigos sempre por dentro. Para experimentar este treinamento participe de uma de nossas turmas abertas.

Compartilhar: