Nos últimos anos, empresas de todo o mundo têm aderido à meditação. É o caso do LinkedIn, Twitter e Facebook. São organizações superestruturadas e ligadas à inovação que dispõem de muitos outros recursos. Mas, de modo algum, isso significa que a sua empresa não possa adotar a mesma conduta. É natural surgirem dúvidas sobre como iniciar uma prática de meditação, por isso elaboramos este post. Confira!

Os benefícios da meditação na empresa

É positivo para a empresa, seja qual for seu tamanho, aderir à prática da meditação, porque os benefícios são muitos: alívio do estresse, melhora da concentração, potencialização da atenção e da capacidade mental. Tudo isso contribui para o aumento da produtividade.

O psicólogo Marcelo Oliveira, em entrevista à Exame, afirmou que o cérebro, durante esse tipo de exercício, é treinado para focar no presente, sem julgar ou reagir. Para uma empresa isso é perfeito, afinal, a técnica estimula a empatia e melhora os relacionamentos ao fazer com que as pessoas sejam mais receptivas.

O especialista irlandês Stephen Little, que auxilia empresas brasileiras a adotarem a meditação, corrobora com a visão de que a prática é benéfica para ambas as partes. Em entrevista à Época, disse que a meditação evita que o colaborador passe seus dias de trabalho de maneira mecânica, pois a prática “ajuda a perceber mudanças e a desenvolver ideias para lidar com elas”.

O ambiente para meditar dentro da empresa

Antes de tudo, é preciso criar um ambiente propício para a prática. Mas isso não é um problema, já que meditar não exige equipamento específico.

A atividade pode ser feita numa área externa, desde que esse espaço seja livre de ruídos. Optando por um lugar fechado, é importante estar atento para que seja confortável e arejado.

Cuide para que não haja no local fatores, sejam sonoros ou visuais, que possam causar distração. Se houver objetos, é melhor que sejam relacionados a ambientes extremamente tranquilos ou remetam à natureza.

O acompanhamento da prática meditativa

Para implementar a meditação na empresa é preciso saber por onde começar. É indispensável, então, buscar por um especialista, que ensine a realizar a atividade. Tentar impor aos funcionários essa prática costuma ser um erro, por isso é interessante se preocupar em organizar, dentro da empresa, palestras que tratem sobre o impacto da meditação na vida pessoal e profissional de todos.

Essas ações podem ser feitas com a contratação de programas de meditação para corporações. Esse tipo de programa é algo novo, mas a percepção de seus benefícios tem tomado proporções cada vez maiores.

A pesquisadora Elisa Kozasa, do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, contou em entrevista à Época que muitos estudos mostram a eficiência desses exercícios no tratamento de dores crônicas. Daí também a vantagem de incentivar essa atividade entre os funcionários.

A Call Daniel, por exemplo, oferece o serviço de auxílio para a implementação nas empresas, o Programa Corporativo para Mais Foco e Menos Stress com a Prática da Meditação. Já ouviu falar? Entre em contato para podermos apresentar a você outras vantagens e como iniciar uma prática de meditação na sua organização.

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