Como organizar o retorno das férias
Nos primeiros dias após as férias, é comum termos uma sensação de improdutividade, maior lentidão em executar ações e tomar decisões. Colocando em prática alguns comportamentos simples podemos garantir uma volta ao trabalho mais produtiva e menos estressante.
Início
Prepare-se para este retorno alguns dias antes, reveja os seus horários e pendências pessoais para que os assuntos remanescentes não impactem no seu dia a dia.
- Faça uma varredura mental e anote todos os itens que chamem a sua atenção.
Projetos
- Revise todos os seus projetos individuais em andamento, identifique quais são os projetos em que sua equipe está trabalhando e quais são os status de cada um.
- Anote quais serão as suas prioridades nos próximos dias e quais são os próximos passos para cada projeto.
E-mails
- Reserve um momento para trabalhar nos e-mails:
- Evite trabalhar com o seu serviço de e-mails aberto, isso certamente impacta no seu foco ao longo dia. Determine momentos para trabalhar nas suas caixas de entrada.
- Faça uma “revisão de emergência”* para identificar quais são os assuntos urgentes/prioritários, os quais necessitam de respostas imediatas.
*Importante: esse tipo de revisão pode ser muito útil e necessária em alguns momentos, mas só terá um efeito positivo se você já tiver estabelecido o hábito de esclarecer com a frequência necessária para o seu dia a dia.
- Caso tenha recebido um grande volume de e-mails, avalie se é o caso de arquivá-los em uma pasta de backlog* para processá-los em outro momento.
*Backlog, no GTD, é tudo aquilo que ainda não foi esclarecido e organizado.
- Revise as suas pastas @Ação e @Aguardando Resposta e identifique as providências necessárias para cada item.
Reuniões
- Evite marcar reuniões nos primeiros dias do retorno, foque em se atualizar e na sua organização individual.
Organizar o seu retorno das férias contribui para retomar o ritmo sem comprometer a sua produtividade ou o desempenho profissional.
Por: Thiago Alves – Instrutor GTD®