Como utilizar o Trello para aplicar o GTD
O Trello é mais um bom motivo para incentivá-lo a migrar seus controles do físico para o virtual. Além de um forte apelo para pessoas mais visuais, ele também tem um toque lúdico. Veja mais sobre ele e como utilizá-lo para implementar o GTD neste artigo.
O Trello conquista as pessoas principalmente pela beleza e aparente simplicidade. O usuário GTD pode gostar disso, mas as opções de compartilhamento, anexos e uma infinidade de outras também estão ali. Ele é um gerenciador de projetos colaborativo que facilita a movimentação de todos os dados dentro e fora dele.
Desde um usuário iniciante em GTD, ainda com grandes dificuldades para “nomear” as partes de sua vida que compõem sua rotina até os usuários avançados, vão beneficiar-se.
Mas funciona mesmo para o GTD?
Sim, claro. O GTD é muito versátil. Assim que conseguir visualizar sua vida organizada pelo método GTD, pode implementá-lo em qualquer ferramenta que considerar conveniente para você. O objetivo é um só: ter a mente clara como água. Para isso você precisa anotar tudo o que vem a sua mente, parar em algum momento de concentração para entender suas anotações e decidir o que elas significam, organizando-as em seguida para facilitar a execução. Isso pode ser feito de muitas e infinitas maneiras. A melhor delas é a que, na prática, funcionar para você. Veja algumas boas dicas de usuário antigo aqui.
Seguem algumas sugestões para iniciante:
1. Seja minimalista
Pelo menos no começo, tente não complicar, pense só no básico. Por exemplo como ele sugere por padrão: a fazer, fazendo e feito. Quem sabe mais uma lista de projetos e outra de aguardando resposta.
2. Habilite o calendário para controlar os prazos
Para isso, basta clicar em show sidebar,
depois em
Power-Ups, Calendar, e botão Enable. Pronto, seu calendário já está habilitado, bastando fechar a janela no X.
3. Agora começa a diversão (veja ao vivo aqui)
Você se organiza rapidamente assim:
Seu primeiro espaço/board já vem com 3 listas por padrão. São elas: To Do “para fazer”, Doing “fazendo” e Done “feito” . Para adicionar outras informações ou tarefas, basta clicar em Add a card… .
Um card, dentro de uma lista pode conter tudo o mais que você precisar para se organizar , basta ir adicionando as ideias que vem em sua cabeça, depois você volta lá para explicar melhor, processar e organizar.
Recursos não vão faltar nem fora das listas (menu), nem dentro dos cards delas (imagem abaixo).
Repare que o calendário já está ativo mas nada do que você digitar em seu board vai para ele se você não especificar um Due Date, seu prazo.
Seus boards podem ser agrupados por organização/empresa e ficarem visíveis apenas para você, seu time, a organização toda ou mesmo para acesso público .
Um exemplo de card:
Repare (na imagem acima) em quantas opções ainda existem dentro de um único card. Até a sua atividade e a dos demais ficam registradas ali.
Este aplicativo consegue ser simples e ao mesmo tempo muito poderoso, como o GTD. Parece um par perfeito! Mas não pode deixar de revisar ok? A revisão é o segredo do sucesso no GTD porque seu sistema precisa ser confiável. Caso tenha dúvidas sobre como fazer a revisão, veja nossos artigos sobre ela.
Para saber mais sobre GTD baixe nosso e-book de Introdução ao Método. Se você já usa o GTD ou o Trello, por favor, comente suas experiências conosco.
Abraços,
Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.
{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}
Imagem: trello.com