Tudo bem, este pode não ser o assunto mais comum para você. Apesar disso o autoconhecimento é mais importante do que provavelmente andou considerando sua vida toda. Compreender melhor quem você tem sido e quem deseja ser pode ser o primeiro passo para alcançar novos patamares.


 

Nossa vida é composta por uma dança de momentos que estamos habituados em classificar como bons ou ruins. Essas visões definem quem estamos sendo. A existência humana normalmente oscila em um vai e vem constante, como as ondas do mar não é mesmo? No entanto, não saberíamos dizer, no caso das ondas, quais os bons ou ruins. Não possuímos uma opinião formada a respeito de ondas do mar.

 

Já, em nossa vida cotidiana, parece bem simples definir como bom um aumento de salário ou como ruim chegar atrasado num compromisso. Fazemos isso bem rápido e mecanicamente, a maior parte do tempo, sem nos darmos conta de que esta visão é bem, digamos, “curta”?

 

Até onde sua visão alcança (atualmente) ?

 

Ontem éramos uma pessoa diferente de hoje e da que podemos ser amanhã.  
Será que você estaria disposto a lançar-se um desafio? Vamos chamá-lo de Desafio ExSeL. (Expanda Seus Limites – veja alguns exemplos de superação)

Ele é composto por apenas 3 perguntas. Escolha livremente as suas. Para cada pergunta você deve encontrar uma resposta diferente por dia, durante uma semana. Todos os dias você vai responder se aquilo é bom ou ruim e por quê, mas não pode repetir resposta e é preciso respeitar a regra de alternar entre o aspecto que considerar bom e o que considerar ruim de um dia para o outro.

 

Veja o exemplo de uma possível pergunta:

Bati meu carro. Isso é bom ou ruim?
2a. Feira – é horrível. Será um prejuízo enorme.
3a. Feira – foi ótimo. Passei a semana toda indo ao trabalho de carona.
4a. Feira – foi traumático. Levei um susto tão grande que quase tive uma taquicardia.
5a. Feira – tem sido estimulante. Depois do acidente comecei a olhar minha própria vida como algo mais precioso, importante e urgente.
6a. , Sab, Dom …

 

Este não é um exercício complicado e vai provocar você para diferentes pontos de vista. Pensamento gera sentimento, que gera ação. Seu comportamento diante dos fatos pode ser totalmente oposto, dependendo do referencial usado.

 

Este exercício pode se tornar um novo hábito em sua vida. A partir das novas perspectivas adquiridas com ele certamente novos hábitos saudáveis serão incorporados. Quanto mais nos conhecemos, mais controle e poder adquirimos sobre nós mesmos.

 

Estamos em constante estado de mudança, direcionar de maneira consciente nossa rotina para implementar hábitos interessantes é um exercício diário e possível. Leve em consideração seus planos em curto, médio e longo prazos para conseguir caminhar entre o que tem sido, é, e/ou deseja ser para cultivar os novos hábitos de acordo com isso.

 {{cta(’21e8517e-4f97-4eb6-a9a6-aa5de0fc1aba’,’justifycenter’)}}

O método GTD e o programa MIND vêm colaborando para a alteração das rotinas de milhares de pessoas. Elas estão migrando de uma rotina caótica e estressante para um espaço de consciência e escolha. Baixe nosso e-book sobre GTD ou sobre MIND para experimentar, sem nenhum custo.

 

Abraços,

[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

Imagem : pulsarmedia.eu

Compartilhar: