A meditação é uma prática que ajuda em basicamente todos os aspectos da vida, sejam eles pessoais ou profissionais. Parar por alguns minutos para se recompor, reprogramar a mente e relaxar traz resultados incríveis em sua concentração, aumenta a produtividade e ainda ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Mas quais são os tipos de meditação e como escolher qual praticar?

Hoje você vai conhecer alguns tipos dessa prática tão importante e saber o que cada um deles aborda. Assim, vai ficar mais fácil de saber qual técnica combina mais com você para começar a meditar hoje mesmo. Acompanhe!

Zazen Budista

Em japonês, Zazen significa “meditação sentada”, nome que já indica a posição em que a prática deve ser realizada, sempre prestando atenção em manter a coluna em linha reta, da pélvis ao pescoço. É importante manter a boca fechada, olhos baixos e descansados, mirando em um ponto imaginário a cerca de meio metro de distância.

Há duas formas de seguir a prática da meditação Zazen: concentrando-se na respiração, no ar entrando e saindo pelo nariz é uma delas. Normalmente, a concentração fica mais fácil quando se conta em ordem decrescente enquanto inspira e tenta expirar em uma contagem maior.

A outra forma é o método Shikantaza (sentado), em que não há técnica para reprogramar a mente, existe apenas uma vigilância dos pensamentos. Para praticar, é preciso estar por inteiro no presente, observando todos os pensamentos que passam pela mente, sem se prender em nenhum deles, apenas observá-los. Esse tipo de meditação exige mais concentração e, normalmente, é feito por quem já domina a prática há alguns anos.

Hinduísta

A meditação hinduísta tem como objetivo principal liberar o praticante da dor física e dos desequilíbrios emocionaispor meio do foco nas coisas boas e na transformação dos sentimentos ruins em paz.

Para praticar essa técnica, basta sentar-se com a coluna ereta em uma cadeira e apoie bem seus pés no chão. Mantenha os olhos abertos e comece a respirar lentamente, repetindo para si mesmo “minha atenção está focada no que acontece em meu mundo interior”.

Muitos pensamentos vão passar pela sua mente durante a meditação, mas é preciso que você os aceite e reconheça que você tem o poder de escolher somente aqueles que tragam a paz. Perceba os sentimentos bons que o rodeiam e sinta a plenitude de ser quem você é.

Transcendental

Na meditação transcendental, o lema é ir cada vez mais fundo na mente para chegar até a raiz de seus pensamentos. Normalmente, você pode inicia-la com a ajuda de um profissional, que vai ensinar as técnicas e a importância de se conectar consigo de maneira que você possa compreender de onde vem seus sentimentos para curar o que houver necessidade.

Depois de ser iniciado na técnica, é preciso praticar a meditação em casa, duas vezes ao dia, sentando-se confortavelmente e seguindo as técnicas aprendidas pelo instrutor, fazendo, dessa forma, um exercício para não tentar entrar nos pensamentos, mas sim, deixar com que eles fluam naturalmente e apareçam cada vez mais em camadas mais profundas.

Mindfullness

O mindfulness é uma técnica de meditação adaptada para profissionais que desejam aumentar sua produtividade, seu foco nos objetivos e concentração nas tarefas. Por meio de práticas guiadas por pessoas capacitadas, é possível estar mais presente no que se está fazendo, sem pensar em problemas ou situações que possam surgir.

É possível aprender as técnicas de meditação por meio de treinamentos individuais ou em grupos, onde o profissional vai guiar o momento da meditação, quando parar e o que fazer para expulsar a procrastinação e a falta de atenção apenas focando no que há dentro de si, nas suas vontades e nos seus objetivos.

Os tipos de meditação são inúmeros, que caminham por diversas vertentes e técnicas. Porém, todos são válidos quando o assunto é focar em si, nos aspectos relevantes da vida de cada indivíduo. Praticar meditação é, também, uma forma de evoluir pessoal e profissionalmente, procurando sempre estar presente no que importa naquele momento.

E então, já escolheu uma prática para começar? Se você quiser saber mais sobre o mindfulness e sobre a importância de meditar, assine este blog e receba conteúdos importantes sobre o assunto por e-mail!

Compartilhar: