Como está o seu dia a dia de modo geral? Como está a organização das tarefas, da rotina, da saúde?

Muitas vezes, com a quantidade de demanda que temos, nosso dia pode ser um pouco caótico. Trabalho, casa, família, estudo, atividade física… como dar conta de tudo isso (e muitas vezes mais) com apenas 24 horas por dia?

Sempre que alguém me pergunta algo como “Como dar conta de tudo?”, é inevitável que a primeira resposta seja “Mas não tem como dar conta de tudo!”. Então gostaria que iniciássemos por aqui: É impossível dar conta de tudo, ok? Ponto. Sempre alguma coisa vai ficar para depois, sempre terá algo escondido embaixo no tapete. 

Partindo desse pressuposto, o que podemos fazer para deixar o nosso dia mais organizado é:

  1. Ter clareza de como é a nossa rotina, ou seja, do que precisamos “dar conta”;
  2. Dentre tudo isso, entender qual é a nossa prioridade, o “Do or Die” (Faça ou Morra);
  3. Estarmos o máximo presente possível, a qualquer atividade que seja, e;
  4. Diminuir as nossas expectativas (por vezes podemos nos frustrar, caso não consigamos fazer tudo o que gostaríamos).

 

Tendo isso em mente, gostaria de colocar aqui algumas dicas que podem te ajudar a simplificar o seu dia ainda mais; dicas simples, mas que podem trazer grandes benefícios a você!

  • Estabeleça de 1 a 3 focos para o dia. Essas são aquelas atividades que realmente precisam acontecer hoje. Você provavelmente fará mais do que esses itens, mas isso lhe ajudará a manter o foco no que é mais importante;

 

  • Faça pausas. De tempos em tempos pare um pouco, levante-se, se espreguice, faça um lanche e olhe um pouco pela janela. Isso irá ajudar a recarregar suas energias para continuar!

 

  • Delegue! Você não conseguirá fazer tudo sozinho (a). Não é demérito nenhum pedir ajuda para outra pessoa, ou delegar mesmo. Faça sempre que possível;

 

  • Antes de finalizar o dia, olhe a agenda do próximo dia. Isso irá te ajudar a se preparar melhor para o dia que virá;

 

  • Como nossa vida não é só trabalho, tente colocar no seu dia atividades que lhe deem prazer, como praticar atividade física, assistir a um filme, brincar com seu pet, ficar com a família, etc. Mas sem peso na consciência, heim!

 

Eu poderia escrever aqui muitas outras dicas, mas preferi me ater a essas, por achar que podem funcionar para a maioria das pessoas.

Claro que algumas dessas coisas podem não funcionar para você, e está tudo bem! Tudo deve ser personalizado para a sua rotina e para o seu estilo de vida.

E você, qual a sua dica para simplificar o seu dia a dia?

 

Por: Michelle Rodrigues – instrutora GTD 

Compartilhar: