Você gostaria de dicas rápidas e eficazes de como ser mais produtivo? Neste artigo trazemos 7 dicas incríveis que irão elevar a sua produtividade AGORA!

1.Anote tudo

Por que você deixa as informações, pendências, lembretes e tantas outras coisas na mente? Para se esquecer, ou para perder o foco? Ou talvez para acordar as 3 da manhã se lembrando? Não, não é isso que queremos.

Para evitar que tudo isso (e mais) aconteça, só há uma solução: anotar!

Pode ser como você achar melhor: papel e caneta, no celular, enviar e-mail para você mesmo, usar um aplicativo específico, não importa. O mais importante é que a sua mente esteja livre para criar, ter ideias e descansar também! Lembre-se: “Sua mente foi feita para ter ideias, não para armazená-las.” – David Allen

 

2.Mostre para o seu cérebro exatamente o que ele precisa fazer

Você já sentiu que as vezes a procrastinação acaba te pegando? Saiba que não é apenas a preguiça que faz a gente procrastinar! O que acontece é que o nosso cérebro só trabalha com base em “ações”, ou seja, itens que são possíveis de serem feitos. Porém as vezes esquecemos de pensar qual é a próxima ação de algo maior.

Exemplo: você precisa renovar seu passaporte, e então envia para o seu cérebro a ação “Renovar o passaporte”, porém perceba que renovar o passaporte não é uma ação, mas sim “Verificar no site da Polícia Federal os documentos necessários para renovar o passaporte”. Fazendo isso você conseguirá caminhar com mais facilidade em direção dos seus objetivos.

 

3.Aprenda a dizer “não” (para os outros e para você)

Dizer “não” é algo importante e necessário. Muitas vezes acabamos abraçando mais coisas do que podemos lidar, e é aí que começam os problemas. Ao falarmos “não” não quer dizer necessariamente que não faremos esse item nunca. Na verdade estamos apenas selecionando o que iremos fazer neste momento e o que será feito em outro momento.

Precisamos desmistificar o “não” como sendo algo ruim, grosseiro ou mal-educado, quando na verdade é apenas uma forma de priorizar o que deve ser feito primeiro.

 

4.Minimize as distrações para melhorar a produtividade

Por conta de todos os aparelhos, ferramentas e tudo o mais que temos hoje, a quantidade de distrações e notificações só cresce. Não se engane: em sua grande maioria o objetivo dessas notificações é deixar você o máximo de tempo possível dentro daquela ferramenta.

Como já sabemos realmente não é nada aconselhado deixar todas as notificações habilitadas, pois a cada “olhadinha” que se dá, perde-se muita concentração. Sendo assim, minimize o máximo possível todas as notificações e distrações.

 

5.Saiba o que você precisa fazer no seu dia – De 1 a 3 focos por dia

Que nós temos muitas coisas para fazer todos os dias, já sabemos. A questão é que muitas vezes acabamos não tendo clareza de todas essas coisas e muito menos de qual é a mais prioritária.

Para nos ajudar nessa questão a minha sugestão é escolher de 1 a 3 focos por dia. Isso não quer dizer que faremos apenas esses itens, mas pelo menos saberemos exatamente o que queremos – e precisamos – entregar no dia.

Fazendo isso será mais fácil manter o foco no que realmente precisa ser feito, além da sensação de missão cumprida ao final do dia ao ver tudo concluído. Caso por algum motivo não tenha conseguido concluir todas as atividades propostas, tudo bem! Às vezes é preciso fazer um redirecionamento de atividades no decorrer no dia. Apenas tenha certeza de que fez as escolhas que deveria fazer.

 

6.Usa uma agenda

Hoje em dia a agenda se tornou mais necessária do que nunca. Como administrar a quantidade de compromissos que temos sem uma por perto? Não importa se é física ou digital, é preciso saber de forma clara em quais momento do dia você está livre ou ocupado.

De acordo com a Metodologia GTD, na agenda deve ser inserido ações e informações com data e hora. E apenas isso!

Você já usa agenda? Você coloca as informações necessárias (conforme acima) ou acaba inserindo mais itens do que o recomendado e acaba perdendo o foco dos compromissos do dia?

 

7.Coloque itens que lhe deem prazer durante o dia

Você acha que porque falamos de Produtividade estamos falando apenas de trabalho? Muito pelo contrário! Produtividade diz respeito a fazer boas escolhas! Sendo assim, também é importante ter atividades que você goste durante o dia. Pode ser fazer uma atividade física, assistir um filme ou série, cozinhar, meditar, ou por que não, dormir. Tudo isso é produtividade!

E aí, gostou das dicas? Coloque em prática e nos conte quais foram os resultados.

Quer mais dicas sobre produtividade? Conheça os nossos treinamentos do método GTD®  e encontre mais conteúdo sobre gestão e produtividade em nosso blog!


 

Artigo escrito pela instrutora Michelle Rodrigues 

Compartilhar: