Você reconhece o estresse?
Manter-se atento e alerta aos sintomas do estresse pode salvar sua vida. Existem vários estágios de estresse, mas eles podem evoluir muito rapidamente. Reconheça e previna-se antes de perder o controle total.
Algumas pessoas estão mergulhadas em uma rotina tão estressante que acabam assimilando seus sintomas como algo normal e corriqueiro. Quando percebem já caíram de cama com uma doença qualquer. O estresse baixa a imunidade do organismo e o deixa vulnerável para todo tipo de doença. Desde uma simples gripe que passa em uma semana até um ataque cardíaco fatal.
Se você reconhece alguns destes itens, muito provavelmente está no caminho do estresse, eles são os primeiros sintomas mais comuns segundo a especialista Marilda Lipp
- Ombros levantados
Dor ou tensão nas costas
Aperto de mandíbula
Tensão ou dor na nuca
Hiperacidez estomacal (azia)
Irritabilidade excessiva
Boca seca
Taquicardia, ou coração batendo rápido demais
Suor excessivo
Mãos ou pés frios
Respiração ofegante
Desorganização, esquecimento, não sabendo onde colocou as coisas.
Outros estudos incluem mau humor, angústia, cansaço, tristeza, todos são desconfortos que podemos identificar dedicando um pouco mais de atenção sobre nós mesmos.
“…O ruído excessivo da rua (no trabalho ou no lar) é a causa de 80% das dores de cabeça e de 52% dos problemas de memória…” dizem os médicos. A fonte de seu estresse pode ser um ruído frequente, uma atitude persistente e irritante de um colega de trabalho, superior ou subordinado, as finanças que não batem, dias menores que o volume de tarefas a ser realizado. Em todas estas situações você tenderá a manifestar um ou mais sintomas do estresse. Fique atento.
Se você tem dificuldades para perceber-se durante a rotina caótica que vive, poderá criar momentos específicos para fazer esta verificação. Reserve 1 minuto para isso, antes ou depois dos vários momentos que já identifica como estressante. Por exemplo, antes de uma prova, ou das reuniões de trabalho. Todo fim de mês, durante a confecção dos relatórios. Você terá grandes chances de reconhecer o estresse e posicionar-se diante dele de maneiras menos agressivas ao seu organismo. Também estará evitando a evolução dos sintomas e prevenindo-se de complicações maiores. Não espere o estresse levá-lo a nocaute, é possível pisar no freio antes disso.
A Revista Viva Saúde propõe até um teste (com comentários e dicas) para você descobrir se sabe relaxar. Mas lembre-se, estar atento a si mesmo não significa ficar procurando defeitos o tempo todo, muito pelo contrário, é sua chance de se conhecer, se respeitar e aumentar sua autoestima.
Conte-nos como tem mantido seu estresse sobcontrole deixando seus comentários no blog.
Abraços
+Produtividade -Estresse
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade
imagem: dicasdemulher.com.br