A meditação tem sido adotada, nos últimos anos, por empresas que são símbolos de inovação, como Google e Facebook. Esse movimento das organizações influencia outras empresas que desejam, então, uma consultoria em mindfulness.

No entanto, o que elas querem exatamente? Já pensou em seus benefícios? Continue a leitura e entenda mais acerca do assunto!

Mais atenção

Os profissionais que buscam por mindfulness estão atrás de uma simples técnica para garantir mais atenção ao mundo, ao presente. Praticar esse tipo de meditação faz com que a pessoa preste atenção ao agora, sem julgamentos.

O mindfulness tem origem no Budismo e pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e aumentar a resiliência e a inteligência emocional. Ao mesmo tempo, num ambiente corporativo, a prática também auxilia as pessoas a se comunicarem melhor.

Aqueles que se envolvem com mindfulness devem se perguntar, antes, em que estágio estão com a própria mente. Uma consultoria em mindfulness pode partir de alguns questionamentos, que foram listados em uma matéria do jornal The Guardian. Confira:

  • na última semana, você não parou para pensar sobre sua própria consciência?
  • você não consegue lembrar o que os outros disseram durante uma conversa?
  • você não lembra dos lugares onde passa diariamente?
  • você presta mais atenção no seu celular do que em quem está próximo?
  • você amarga eventos passados ou teme o futuro?

Se sua resposta foi “sim” para essas perguntas, há chances de você estar vivendo no automático.

Sem respostas automáticas

É exatamente isso que as empresas têm questionado. O quanto, alguém no piloto automático, pode, de fato, contribuir para o trabalho e sentir-se realizado? Provavelmente pouco.

Mas o ponto é que o incentivo a ser multitarefa e o ambiente estressante contribuem para que os colaboradores atuem de maneira automática. Daí a necessidade da meditação no ambiente corporativo.

De acordo com o especialista em mindfulness, Mirabai Bush  responsável por introduzir a técnica no ambiente do Google, a meditação no local de trabalho não previne conflitos ou dificuldades. “Mas, quando surgir um obstáculo, as pessoas estarão mais aptas a lidar com ele”, disse em entrevista ao The Guardian.

Mindfulness no ambiente corporativo

A consultoria em mindfulness para empresas é feita de maneira simples. O responsável, dentro da organização, entra em contato com uma prestadora desse tipo de serviço e é informado sobre como funciona a técnica, os valores, entre outras dúvidas.

O passo seguinte é a visita do consultor. É reservado um dia da semana em que ele falará sobre a meditação e seus benefícios  entre eles, aqueles citados neste texto. A partir disso, é abordada especificamente a mindfulness.

Nesse meio tempo, o ideal é que dúvidas sejam esclarecidas. Para, daí então, o grupo corporativo partir para a prática. Assim, os colaboradores — num ambiente silencioso e livre de distrações, que pode ser uma área interna ou externa, desde que tenha essas características  são incentivados a prestarem atenção ao momento.

É claro que podem surgir outras orientações. No entanto, basicamente, a consultoria funcionará dessa maneira. O que varia é a qualidade do profissional que atende a esse público.

Uma das empresas que têm excelentes profissionais é a Call Daniel. Ela oferece o serviço descrito acima, com benefícios e qualidades que poucas organizações podem trazer ao público. Já pensou em entrar em contato e descobrir mais sobre consultoria em mindfulness? Faça isso agora mesmo!

Compartilhar: