Vivemos em um mundo concentrado principalmente no bem-estar físico ― que inclui alimentação saudável, corpo em forma e aparência atraente. Mas, quanto o equilíbrio da mente é levado em consideração nesse conjunto, especialmente com o cotidiano atribulado e estressante em que vivemos?

Como mente, corpo e espírito estão intrinsecamente interligados, encontrar estabilidade é essencial para afastar transtornos psíquicos e garantir a saúde mental ― uma preocupação que vem sendo alvo de campanhas na própria OMS (Organização das Nações Unidas). Para a entidade, o conceito de saúde supera a “ausência de doenças” e configura um “completo bem-estar físico, mental e social”.

Vamos falar sobre como conquistar esse equilíbrio? Continue a leitura deste artigo.

Por que é fundamental manter a harmonia corpo-mente-espírito?

Seja na vida pessoal, seja na vida profissional, todos temos objetivos a conquistar. Inclusive, alguns deles nos inspiram a enxergar o futuro de forma ampla e brilhante. 

Por outro lado, com o esforço para satisfazer nossas expectativas internas e do mundo ao nosso redor acabamos sobrecarregando nossa mente e, logo, comprometemos sua verdadeira força, vitalidade e vigor. 

Como nossa vida é composta de ciclos de altos e baixos emocionais, se nosso corpo não estiver em equilíbrio com nossa mente, são grandes as chances de surgirem complicações físicas e mentais.

Aliás, para você ter uma ideia, a OMS também estima mais de 300 milhões de pessoas sejam portadoras de depressão, sendo esta a principal causa de incapacidade no mundo. Nessa esteira, está o suicídio que é considerado a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Por isso, desenvolver uma boa gestão das emoções é fundamental para lidar com os eventos adversos da vida. Nesse sentido, encontrar a harmonia do seu corpo, mente e espírito criará um ambiente psíquico mais salutar, e você terá forças para transpor obstáculos e fases ruins.

Quais atitudes podem ser tomadas com esse fim?

O equilíbrio da mente, corpo e espírito é resultado de uma busca constante. Veja como algumas posturas e hábitos podem ser muito úteis para isso.

Liberte-se de crenças limitantes

Segundo Tony Robbins, um dos responsáveis pela Programação Neurolinguística, “Os seres humanos têm a incrível capacidade de tirar qualquer experiência de suas vidas e criar um significado que os enfraqueça ou que possa literalmente salvar suas vidas”.

Nesse sentido, identificar as crenças que causam sentimentos negativos ou debilitantes é o primeiro passo para o equilíbrio da mente. O próximo, é mudar os padrões de comportamento para gerar a positividade necessária à sua vida.

Expresse suas emoções

Expressar emoções jamais será sinal de fraqueza. Pelo contrário, para revelar o que sente é necessário força e coragem. Especialmente quando uma emoção nos fragiliza, manifestá-la permitirá compreendê-la, resolver problemas antigos e criar uma nova realidade para si mesmo, sem culpa, raiva e outros sentimentos negativos.

Escolha estados mentais positivos

Deepak Chopra, autor de artigos sobre espiritualidade e meditação, sugere a conexão entre a mente e o corpo para o estabelecimento de um fluxo harmonioso e bem-estar. Para tanto, manter estados mentais positivos, com pensamentos e ações transformadores, é essencial a um estilo de vida cercado de felicidade e motivação.

Você sabe o que é meditação Mindfulness?

A meditação Mindfulness, ou atenção plena, ajuda a afastar pensamentos, preocupações, conquistar foco e uma perspectiva mais ampla da vida. Concentrar-se no aqui e agora, atenua preocupações exageradas com o futuro ou arrependimentos. Com isso, corpo, mente e espírito são fortalecidos e desenvolvemos maior capacidade de lidar com eventos adversos. 

Um exercício básico

  1. Sente-se confortavelmente (pode ser no chão).
  2. Concentre-se em sua respiração. Observe as sensações e reações físicas enquanto você inspira e expira.
  3. Amplie seu foco expandindo sua consciência para os sons, sensações e ideias presentes.
  4. Aceite cada pensamento ou sensação sem julgamentos de qualquer espécie.
  5. Se sua mente acelerar, retome o foco para sua respiração e amplie sua consciência uma vez mais.

Como vê, é necessário entender nosso corpo, mente e espírito como uma unidade. Portanto, o equilíbrio entre eles é essencial para nosso bem-estar, necessário a uma vida saudável. Esperamos que este artigo tenha despertado sua consciência para a importância de reconectar-se consigo. 

Antes de ir embora, deixe seu comentário e dúvidas aqui embaixo. Teremos muito prazer em respondê-lo!

Compartilhar: