Teorias da conspiração à parte, muitas pessoas relatam que o nosso dia de 24 horas parece ter encolhido. As horas voam, e a semana termina sem alcançarmos a sensação de missão cumprida. Por melhor que tenhamos montado a programação da semana, num piscar de olhos ela se foi e nossas listas de tarefas parecem que só aumentaram. Se isso está acontecendo com você também, experimente um truque que tem se mostrado infalível: 5 minutos gigantes. Uma espécie de Pomodoro às avessas que usa os 5 minutos de descanso para alavancar novos hábitos.

 

pomodoro.jpg 

 

Os “5 minutos gigantes”

 

Consiste em dedicar 5 minutos ininterruptos, diariamente, ao que deseja evoluir. Pode ser um projeto de trabalho um pouco encalhado, um curso, uma rotina de exercícios. Funciona com quase tudo porque simplifica o processo. Nossa mente nem se dispõe a ficar questionando muito a tarefa, afinal, são só 5 minutos.

Os resultados ficam evidentes na sensação de missão cumprida – eu fiz – e muitas vezes até trazem resultados reais em poucos dias. De grão em grão, os projetos vão andando, e o registro no fim do dia será de que ele rendeu muito bem. Foi possível tocar 10 projetos em menos de uma hora, e o dia permaneceu livre para dedicar 3 horas inteiras a um único mais impactante, com reserva para muitos imprevistos.

Pode parecer pouco a dedicação de minúsculos 5 minutos, mas nosso cérebro esteve registrando as ocorrências e criando este hábito. Um vez instaurado o hábito de realizar algo (mesmo que apenas por 5 minutos diários), nosso mecanismo pessoal sente falta dele quando não o praticamos . Deste ponto para a frente só será preciso adaptar o tempo de dedicação ao que permitirá atingir seus objetivos no prazo que desejar.

Os 5 minutos de dedicação diária se agigantam ao transformarem a ação em um hábito, de uma maneira tão simples e indolor. Também são importantes ao construir dias com muitas realizações, ainda que com poucos minutos de empenho, em vários assuntos diferentes.

 

Você já utiliza esta técnica ou conhece alguém que a usa? Compartilhe conosco os resultados para que mais pessoas sintam-se confiantes em que realmente funciona. Vou aproveitar para indicar a leitura deste artigo da Época Negócios sobre como não sabotar seu dia produtivo já nos primeiros 10 minutos. Quero ainda convidá-lo para conhecer um pouco mais sobre GTD aqui. Caso já conheça o método Getting Things Done, convido a navegar usando estes agrupamentos de conteúdos:

*Nível no GTD

Sou iniciante e quero aprender sobre o GTD

Estou implementando o GTD

Sou familiarizado com o GTD mas quero novidades

Já utilizo o GTD há alguns anos

Abraços

Cris

 

Imagem: victorbarcelo.net

Compartilhar: