olhando_pela_janela

 

Há sempre alguém por perto anunciando uma solução quase mágica para os nossos problemas. Poucas vezes essas sugestões trazem um verdadeiro insight por terem surgido de alguém que está do lado de fora do problema. A maior parte das vezes não passa de uma avaliação parcial e superficial, pelo mesmo motivo.

 

Mas e eu, sei o que eu posso fazer?

Muitas vezes ficamos pensativos sobre coisas que gostaríamos de fazer e não podemos. Mas quantas coisas existem já disponíveis para serem feitas?

 

O dia pode ser muito mais produtivo quando usamos o tempo disponível para planejar e realizar o que é possível em vez de gastar energia se lamentando por tudo que ainda nos falta para chegar aonde queremos. Chegamos mais longe e até mais rápido quando reservamos momentos específicos para olhar aonde queremos chegar e, mesmo estando muito longe, caminhamos um simples passo até lá.

 

Nosso planejamento e estratégia escolhidos, aliados a uma boa visão do todo, serão determinantes, mas nada pode ser mais prejudicial que a paralisação diante de um posicionamento excessivamente crítico com foco nas dificuldades.

Não se trata de minimizar os problemas ou impedimentos, mas sim de manter-se focado nas possibilidades já existentes. Podemos estar longe do dia que a empresa estará faturando o que pretendemos, mas a empresa já existe e funciona. Podemos buscar a excelência em seus serviços ou novidades tecnológicas que nos posicionem melhor diante da concorrência. Podemos não visualizar claramente o caminho possível para melhorar nosso relacionamento com os filhos adolescentes, colegas de trabalho, superiores ou subordinados, mas podemos cuidar para, a partir de hoje mesmo, pensarmos melhor antes de falar com eles.

 

Essas escolhas são grandemente facilitadas quando temos claro onde estamos e aonde queremos chegar. O GTD é maravilhoso neste sentido. Mesmo com quaisquer dificuldades iniciais ou de manutenção do sistema, durante todo o caminho, ele nos conduz para clareza sobre tudo em nossa vida, gera foco. Importâncias e prioridades ganham corpo sem se sobrepor ou dominar. Nossa humanidade fica mais visível e a consciência aumenta. As possibilidades se expandem e a mente se tranquiliza diante de um maior controle de nossa rotina.

 

O GTD pode começar uma mudança em nossas vidas em apenas 2 dias. Para iniciar este processo com mais chances de sucesso, é importante dominar seu estado de estresse antes. Vou recomendar este vídeo ao qual assisti esta semana e me fez muito bem:

 

 

 

 

 

Abraços,

[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

 

 

Imagem: coisasdagigi.com

 

 foco

 

Compartilhar: