Não adianta sentir saudades da vovó ou do vovô nos explicando como comportar-se a mesa ou nos encontros sociais. Esqueça! Em ambiente virtual tudo muda numa velocidade alucinante.

 

que vergonha

 

Eu posso te dar uma lista de links com as atuais dicas de bom comportamento nas redes sociais e tentar garantir que não passe vergonha. Estou fazendo isso no rodapé do artigo. Também vou oferecer a você uma visão atualizada, compilada por mim hoje mesmo. Mas a verdade é que nada disso pode ter valor daqui bem pouco tempo.

 

A solução é manter-se bem informado sobre a rede social que frequenta para entender as regras vigentes. O principal para uma interação que assegure sua fama de bem educado pode ser:

 

 

Pesquise antes e confirme em várias fontes

 

Verdade mesmo, só vindo da origem e olhe lá. Tudo que você fica sabendo por ai pode não ser verdade ou estar desatualizado. Isso já era válido para o mundo presencial, no virtual virou a regra.

Assim, será de bom tom verificar a veracidade de uma informação antes de sair por ai compartilhando. Se você não tem tempo ou disposição para conferir opte por não compartilhar ou esclarecer que está repassando sem conferir.

 

Ser tradicional não significa parar no tempo

Quando optamos por soluções tradicionais fazemos isso com o objetivo nobre de manter a ordem e os bons costumes, para o máximo bem de todos. Ocorre que diante da globalização (acesso a realidade de outras localidades), já conseguimos perceber que nem sempre estaremos de acordo sobre o que era, é ou será bom.

Então procure manifestar seu ponto de vista sem desrespeitar a opinião de outras pessoas. Ninguém será maior ou melhor que o outro por ser, estar, possuir ou realizar isso ou aquilo. Ser respeitoso é a palavra de ordem aqui.

 

Aprenda a errar

Passamos muito tempo aprendendo como acertar. Para lidar bem com computadores e internet será preciso aceitar melhor os próprios erros e não desistir. As redes sociais promovem uma transparência pessoal com a qual muitos de nós nunca imaginamos estar expostos, erros e acertos estarão muito mais visíveis ali.

Em relação a esta visibilidade o melhor pode ser aceitar que errar é humano e correr atrás de minimizar o impacto. Seja pedindo desculpas e/ou compartilhando a errata.

 

Não ignore as mudanças

Foi o tempo que proibir celulares nas escolas ou funcionários em redes sociais durante o expediente parecia algo aceitável para manter a ordem. Ambos os recursos tecnológicos podem ser utilizados com objetivos comuns e benefício de todos.  Aqui o melhor será abster-se de comentários condenando as novidades, do que arrepender-se depois que sua opinião caducar.

Caso sua imaginação ainda não tenha chegado a este ponto, informe-se sobre as pesquisas científicas e os casos de sucesso na utilização destes recursos. Continuar ignorando ou proibindo não vai ajudar por muito tempo.

 

 

Manter a etiqueta significa apenas que você estará se comportando como a maioria espera que se comporte. Que não estará causando espanto ou constrangimento aos demais. Então, mantenha-se com as informações atualizadas caso “fazer bonito” ainda seja uma preocupação para você.

 

Leia nossos outros artigos sobre redes sociais diretamente no blog ou assine para receber por email.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

Imagem: gabimaldonado.com

Tradução/inspiração livre:

http://olhardigital.uol.com.br/video/redes-sociais-nas-escolas-proibir-ou-liberar/27147
http://pgpadv.jusbrasil.com.br/artigos/118053618/quais-os-limites-para-o-uso-do-whatsapp-no-ambiente-de-trabalho
http://jus.com.br/artigos/12716/e-legal-a-proibicao-de-celulares-nas-escolas-do-brasil
http://www.progresso.com.br/caderno-a/mau-uso-do-celular-pode-causar-demissao
http://mdemulher.abril.com.br/carreira-dinheiro/fotos/carreira/pequeno-manual-etiqueta-redes-sociais-702200.shtml#1
https://www.facebook.com/ManualdeEtiquetanasRedesSociais
http://www.revistapontocom.org.br/materias/redes-sociais-na-escola
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/inovacao-na-pratica/
Compartilhar: