O mercado muda constantemente, assim como a procura das habilidades profissionais no mercado, as famosas “skills”. Em qualquer processo seletivo, os recrutadores sempre estarão de olho em duas categorias de competências que o candidato possui, as hard skills (aptidões técnicas) e soft skills (aptidões comportamentais).

Para 2022, uma das habilidades que promete estar no topo da lista de importância é a Gestão de Tempo. O tempo é finito, o que é nosso maior problema. Saber administrá-lo da melhor forma possível, é essencial para qualquer pessoa em qualquer posição em uma empresa.

Gerir o seu tempo de forma organizada, com foco e disciplina, são peças-chave para administrar essa habilidade e, com isso, ser um profissional requisitado no mercado de trabalho. Quer saber algumas dicas de como desenvolver essa competência? Confira a seguir algumas táticas que separamos para você.

 

1. Planejamento

A espinha dorsal da gestão de tempo, sem dúvidas, é o planejamento. Sem esta etapa, pode ocorrer de você assumir mais tarefas do que realmente consegue suportar.

Ao reservar um tempo na sua semana para se planejar (revisão semanal), você se permite focar exclusivamente em reunir e listar todas as atividades que precisam ser cumpridas durante a semana.

Quando você se programa, as chances de aumentar a sua produtividade e de realizar todas as tarefas pautadas é maior.

 

2. Delegue se possível

Ao se planejar, você consegue ter uma visão completa de todas as demandas pendentes. O olhar pleno, sobre tudo, permite saber quais são as tarefas com prioridade, as que conseguem ser realizadas em menos de dois minutos e as que podem ser delegadas.  

O hábito de delegar é uma prática que deve ser mais aplicada em nosso dia a dia. Sempre que necessário, peça apoio aos subordinados e aos líderes. Em casa, essa ajuda deve vir da família e dos amigos.

 

3. Classifique as Atividades

Vinte e quatro horas podem parecer pouco tempo para conseguirmos fazer tudo o que nos é atribuído e também o que queremos. Por isso, a melhor solução para lidar com isso, é priorizar.

Classifique suas tarefas de duas formas: por ordem de importância (do mais importante para o menos importante) e pelo nível de urgência.

Caso você tenha uma atividade que leve menos de dois minutos para ser executada, faça. Se a tarefa não se encaixar nesta regra, comece da seguinte maneira:

  1. Priorize as mais importantes e mais urgentes;
  2. Em seguida, faça as que são mais importantes, mas não tão urgentes;
  3. E, por fim, execute as que não são importantes e nem urgentes.

 

4. Estabeleça Uma Meta

Faça uma avaliação do seu ritmo de trabalho e defina metas diárias viáveis, para criar assim o seu planejamento. Lembre-se de incluir pausas e janelas livres para encaixar imprevistos.

As metas são fundamentais para que a motivação seja mantida sempre em alta. Elas contribuem para manter o foco e, quando são atingidas, originam a sensação de dever cumprido.

 

5. Evite Distrações

Para evitar distrações que levam à procrastinação, tome alguns cuidados:

  1. Retire as notificações por pop-ups dos aplicativos no computador;
  2. Coloque seu celular no silencioso, mas deixe ativado o sinal sonoro para ligações;
  3. Mantenha sua mesa limpa e arrumada, isso facilitará a encontrar documentos importantes.

Crie recompensas por metas cumpridas. As gratificações podem ser alguns minutos de descanso ou aquela espiadinha nas notificações do celular.


Além de todos os pontos citados acima, o GTD® pode impulsionar você a desenvolver essa skill. Conheça nossos treinamentos clicando aqui e aperfeiçoe essa habilidade profissional!

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