Há somente dois problemas na vida. Não é legal saber disso? Você tem somente duas coisas com que se preocupar. Não só há dois problemas—como também eles são bem simples de se resolver. Preparado? Apenas invente e faça acontecer! 

1º Problema: Você sabe o que quer, mas não sabe como conseguir.

2º Problema: Você não sabe o que quer.

Qualquer coisa que você defina como um problema pode ser reduzida a uma ou ambas dessas afirmações.

Assim, uma vez que há somente dois problemas, consequentemente você precisará de duas soluções:

Invente, faça acontecer!

Primeiramente, você deve decidir e esclarecer que objetivo você almeja; tendo isso claro, você deve então determinar como chegará daqui até lá.

Acontece que esses dois postulados correspondem aos dois lados do seu cérebro. A parte do “Inventar” se relaciona ao hemisfério direito—a imaginação, a gestalt, a parte criativa da nossa mente.

A parte do “Fazer Acontecer” se relaciona assim  ao hemisfério esquerdo—os aspectos lineares, lógicos, reflexivos.

Outra maneira de entender essa polaridade é que se você souber o que quer e para onde está indo, a eficiência se torna então a sua única oportunidade para se aperfeiçoar.

Chegar lá com o menor esforço é do que se trata o jogo. Se, no entanto, você não estiver certo do seu rumo ou o que exatamente você almeja, o seu desafio é identificar e detalhar melhor a imagem, o objetivo, o resultado.

Essa natureza dual do nosso trabalho e do nosso mundo se conecta dessa forma com duas perguntas chave, às quais nos referimos como “o processo de pensamento fundamental”

Qual é o objetivo desejado? E, qual a próxima ação?

Essas são as duas perguntas que devem ser feitas e respondidas por todos nós, para determinar o que cada uma das nossas “coisas” significa para nós. O que eu faço com esse e-mail, com esse papel, com essa ideia que tive enquanto ia para casa? Que resultado, se houver algum, estou comprometido a obter em relação a isso? Qual a próxima ação necessária para que eu consiga me mover em direção a esse resultado?

Essas perguntas geralmente são respondidas por nós de forma espontânea, exceto em momentos de crise. Geralmente temos que, de certo modo, inventar algo (decidir com o que estamos comprometidos) e fazer isso acontecer (escolher uma próxima ação concreta para dar continuidade a isso). Bem vindo à “atlética dos profissionais do conhecimento.”

Então, que pergunta você precisa responder, sobre o que, nesse momento? Onde você precisa colocar mais energia mental para descobrir o que você está tentando conquistar, em que horizonte? E em que coisas você ainda precisa desafiar a si mesmo e a outras pessoas para decidir a próxima ação a ser feita e quem vai realizá-la?

Gerenciamento de tempo? Não, você não pode gerenciar o tempo. Isso se trata de gerenciar pensamento. Você precisa laçar o cavalo selvagem da sua mente com os dois aspectos críticos de uma cavalgada bem sucedido.

Direção e controle. Invente, faça acontecer.

Se você tem construído castelos no ar, o seu trabalho não precisa ser perdido, porque é lá que eles devem estar. Agora você deve colocar as fundações sob eles.

—Henry David Thoreau

Compartilhar: