menuGTD.png

 

Lendo um artigo de Robert Peake na área reservada para especialistas GTD no gtdConnect lembrei de uma frase de Daniel Burd “…Delicie-se com o volume de livros disponíveis na biblioteca sem angustia. São suas possibilidades de leitura. Para escolher e aproveitar, não para afogar-se nelas…”

Robert discorre em seu artigo sobre uma pressão bem improdutiva que alguns de nós sentimos ao listar nossas tarefas usando o GTD. Ele conta que o momento mais angustiante de seus clientes pode acontecer ao perceberem como suas listas abrangentes ficaram enormes (e incontroláveis).

 

Podemos nos sentir oprimidos até mesmo diante de um simples menu de qualquer restaurante onde adoramos a comida. Ao primeiro olhar queremos tudo, mas isso não vai dar para fazer não é mesmo? Não num só dia, não ao mesmo tempo.

 

Busque encarar suas enormes listas de @ação da mesma maneira que olha para o menu. Você conseguiu listar muitas opções de escolha. Isso é ótimo. Agora pode decidir por itens mais nutritivos sem abrir mão do sabor. Por ações mais impactantes ao seu negócio ou carreira que tantas outras que vão usar muito tempo e trazer poucos resultados.

Quanto mais completo for nosso inventário (de @tarefas, @próximas ações) maior será a nossa satisfação ao perceber que estamos fazendo as melhores escolhas. Incluindo momentos revigorantes para descansar e relaxar, totalmente livre de culpa.

Se ainda não conseguiu mapear sua vida dentro dos horizontes de foco mais altos, recomendo tentar agora. Esta visão ampliada poderá ser a base mais confiável para escolhas rápidas e intuitivas.

 

Abraços

Compartilhar: