Francisco Sáez ( @ franciscojsaez ) é o fundador e CEO da FacileThings. Ele também é um desenvolvedor web especializado em Ruby on Rails, apaixonado por produtividade pessoal e usa o GTD como um meio para uma vida melhor. Neste artigo Francisco compartilha conosco sua visão do GTD desenhada pela paixão de quem usa e ama! Por isso fiz o melhor que pude para mantê-la fiel ao original em inglês. Esta postagem é indicação de um dos participantes do treinamento da Call Daniel.    Bom proveito!

Você provavelmente já ouviu falar em GTD. É um método de organização pessoal que David Allen escreveu num livro com seus 20 anos de experiência em ajudar os executivos de muitas empresas a lidar com todas as suas responsabilidades.

Mas por que é tão bem-sucedido? Como o GTD vai beneficiar a sua vida?

Aqui os 10 principais benefícios:

  1. Adeus ao estresse. Este é, sem dúvida, o principal benefício do GTD. Não é apenas um método que ensina como organizar suas tarefas. Seus princípios fundamentais (capturar, organizar e revisar) destinam-se a ajudá-lo a cumprir todos os seus desafios profissionais e pessoais de uma forma descontraída. Ele elimina o estresse e a ansiedade produzida por uma auto organização frágil.

  2. Significado. O GTD faz perguntas sobre a sua vida constantemente. Ele fornece uma perspectiva vertical para o seu trabalho diário que nenhum outro método faz. Isso permite que você defina o que é realmente importante e o que não é. As revisões semanais ajudam a verificar onde você quer definir os movimentos que o levam aonde realmente quer ir, ou seja, alcançar seus objetivos.

  3. Tempo. Para desfrutar de sua família, seus amigos, seus hobbies … e seu trabalho. Quer equilibrar sua vida pessoal e profissional? O GTD não faz discriminação entre eles e assim consegue retirar esta “diferença”, que nos liberta da ansiedade para alcançar e manter esse equilíbrio.

  4. Concentre-se. Por estar capturando tudo em um sistema confiável, sua mente é liberada de distrações. A lista “Talvez / Algum dia” permite remover de sua mente todas as coisas que são superficiais ou irrelevantes agora, mas mantém o conforto de saber que foram armazenadas em um local seguro e podem ser recuperadas em um momento mais conveniente. Se concentrar no que é importante agora não significa que você tem que esquecer seus sonhos. Significa manter um foco de cada vez.

  5. Liberdade. Ele não lhe diz o que fazer e quando. A cada momento você é livre para escolher entre um conjunto de tarefas que são mais adequadas para o contexto em que você está. Se não tem os recursos necessários ali, você não pode fazer nada. Não há prioridades impostas e sua intuição está no comando.

  6. Melhores relações. O GTD fornece as ferramentas que você precisa para cumprir seus compromissos, internos e externos. Você não vai mais se esquecer de algo que alguém lhe pediu, ninguém precisará pedir novamente. Nem de comparar um presente maravilhoso para o seu parceiro ou algo que você prometeu entregar no prazo de dois meses. Uma vez que você pensou, estará registrado, capturado e organizado para execução.

  7. Organização. Uma caixa de entrada, um calendário com todos os seus compromissos, um sistema de material de referência perfeitamente classificado e listas de projetos com próximas ações irão permitir-lhe desfrutar esse sentimento bom, que vem de saber que tudo está no lugar certo.

  8. Criatividade. Quando você libera a sua mente de todas as preocupações geradas pela má organização, você pode usá-la para pensar em outras coisas, criar novos projetos, imaginar, inventar … Você tem muito mais espaço para ser criativo.

  9. Melhor gestão da incerteza. Isto é muito importante atualmente. Novas informações, desafios e oportunidades vêm para você todos os dias, portanto, planos e prioridades devem adaptar-se as possibilidades. O GTD não coloca “um gesso” em prioridades, metas ou prazos, o que lhe permite adaptar-se e estar pronto para novas oportunidades.

  10. Produtividade. É uma consequência de todos os componentes anteriores já expostos. Você aprende a saber o que fazer e o que não fazer. “…Você pode fazer qualquer coisa, mas não tudo…”, muito menos ao mesmo tempo.

 

Simples assim. Esta é a visão de quem usa e ama o GTD. Gostou? Que tal expor seu depoimento aqui também?

Abraços

[email protected]
Especialista em gestão do tempo e produtividade

Imagem: vidaorganizada.com

Tradução/interpretação livre de: http://facilethings.com/blog/en/benefits

Compartilhar: