As duas perguntas que trazem clareza para quase tudo nesse nível são as seguintes: 

Qual é o resultado desejado? E, qual é a próxima ação para fazer isso acontecer? 

Essas questões fornecem fundamental clareza para o Getting Things Done®, e elas estão embasadas no cerne de quase tudo aquilo que o GTD® ensina. O que estamos tentando conquistar realmente com isso? Que realocação de recurso é necessária para que isso ocorra ao invés de outra coisa? 

Definir objetivos e ações é como você esclarece as suas caixas de entrada, como dirige uma reunião e como constrói uma empresa. E a parte do resultado desejado é um desafio em particular para todos nós. 

Por mais óbvio que possa parecer manter o foco em um objetivo positivo, sou lembrado continuamente do quanto posso mantê-lo de forma mais consistente do que atualmente o faço. Não que eu tenha muitos pensamentos negativos perturbando o meu foco. Mas quantas oportunidades perdidas houveram de se criar uma visão positiva sobre uma situação e estabelecer o que eu realmente queria, plantando essa imagem como uma semente crucial em meu subconsciente? 

Dado que são poucas as pessoas com alguma noção de autodesenvolvimento que defenderiam o “pensamento negativo” como uma modalidade útil de consciência, eu assumo que, caso esteja lendo isso, você não seja parte do clube “ai, que droga, tudo é terrível”. Todavia, sobre quantas coisas mais você poderia manter imagens mais positivas e afirmativas, apenas nas próximas 24 horas?  

Por exemplo: como você gostaria de se sentir ao acordar. Como você gostaria que a reunião se desenrolasse. Que tipo de energia você gostaria de ter ao longo do dia inteiro. Como você gostaria que as pessoas ao seu redor se sentissem. O que gostaria de ter realizado. Quão relaxado você poderia estar. Quanta diversão poderia ter. Quantas coisas boas poderia fazer. Quanta alegria poderia espalhar. Como gostaria que a sua mesa ficasse. Quanta paz poderia promover. Que amor poderia compartilhar. Que senso de conexão você gostaria de ter consigo mesmo, com o mundo e com as pessoas ao seu redor. Como você gostaria de se sentir ao ler o seu e-mail. 

É espetacular compreender que aquilo que mantemos em nossa mente com foco alinha forças automáticas e poderosas para abrir nossas percepções e aproveitar nossas energias.  

Então, o que você imagina que gostaria de realizar antes do dia chegar ao fim? 

Por: David Allen 

A vida é negada pela falta de atenção, seja limpando uma janela ou tentando escrever uma obra-prima.—Nadia Boulanger 

 

Compartilhar: