“As suas ações falam tão alto que não consigo ouvir o que você está dizendo.” – Verdade Simples nº 37 do livro Simples Verdades Sobre Liderança: 52 Maneiras de Ser um Líder Servidor e Gerar Confiança 

A minha experiência tem mostrado que muitos líderes são ótimos em fazer anúncios, mas deixam a desejar quando se trata de seguir suas ousadas declarações. Falar o que você pretende fazer é fácil, mas fazer é o que gera confiança nos demais. Henry Ford disse uma vez, “Você não conseguirá construir uma reputação baseando-se no que irá fazer.” Ele sabia o que todos os líderes confiáveis sabem: as suas ações falam muito mais alto que suas palavras. 

Fazer o que fala é a essência da integridade. A palavra integridade é derivada do Latim integritas ou integer. Isso sugere o cerne da questão —total, completo, não fragmentado. Quando o seu comportamento está alinhado ao seu discurso, você está completo e age com integridade. 

Você é um líder de integridade? Presumo que a sua resposta seja sim—mas mesmo que você não seja, o que você acha de si próprio tem relevância secundária em relação ao que as pessoas pensam de você. Elas diriam que você age com integridade? 

Para ajudá-lo a responder esta pergunta, Ken Blanchard e eu escrevemos o livro Simple Truths of Leadership Playbook: A 52-Week Game Plan for Becoming a Trusted Servant Leader. Este manual é um complemento do nosso bestseller Simples Verdades Sobre Liderança. Ele foi desenvolvido como um livro de exercícios estruturado com sugestões instigantes, bem como atividades e avaliações desafiadoras para apoiar o seu progresso semanal rumo a tornar um líder servidor de confiança. 

Nós sabemos que muitos líderes desejam ser mais eficazes, mas nem sempre possuem um plano para colocar em prática as suas boas intenções. É por esse motivo que escrevemos o Simple Truths of Leadership Playbook—para ajudá-lo a transformar as suas boas intenções em resultados impactantes às pessoas que você lidera. 

Para lhe dar uma ideia do conteúdo do livro, abaixo está um trecho da Verdade Simples nº37—”As suas ações falam tão alto que não consigo ouvir o que você está dizendo.” 

Continue servindo e construindo confiança.

 A integridade está no cerne de ser um líder servidor confiável. Na verdade, argumentaríamos que é impossível alguém ser um líder servidor se faltar integridade. Viver de acordo com o que você prega – quando suas ações estão alinhadas com seu discurso – é um aspecto-chave de ser um líder com integridade. 

Como um líder servidor de confiança, você deve demonstrar a sua integridade cotidianamente. Aqui estão alguns exemplos de como você poderia demonstrar os seguintes sinais de integridade: 

  • Você trata as pessoas de forma ética e justa. _____________________
  • O seu comportamento reflete os seus valores pessoais. _____________________
  • Você admite os seus erros._____________________
  • Você não diz uma coisa e faz outras. _____________________
  • Você honra os seus compromissos. _____________________

Tente esta semana: termine esta frase: Eu irei agir com integridade esta semana por … (Escreva o resultado final.) 

Inúmeras outras características importantes da integridade são dignas de serem mencionadas e nós incluímos algumas delas nesta avaliação: 

Você Lidera com Integridade? 

Avalie a si mesmo nestas características de integridade. Onde você pontua mais? Onde você pontua menos? O que você precisa melhorar? Como as outras pessoas iriam avaliá-lo? 

1=Quase Nunca   2=Infrequentemente   3=Ocasionalmente   4=Algumas Vezes   5=Quase sempre   6=Sempre 

  • Honestidade: Sou sincero e direto na minha relação com os outros. 
  • Consistência: As minhas ações e palavras se alinham e eu mantenho os mesmos princípios em todas as situações.    
  • Comportamento ético: Sigo princípios éticos e defendo o que é certo, mesmo em circunstâncias difíceis. 
  • Confiabilidade: Demonstro competência, integridade, cuidado, preocupação e responsabilidade em minhas interações com os outros. 
  • Responsabilidade: Assumo a responsabilidade pelas minhas ações e decisões e me responsabilizo pelas consequências. 
  • Respeito pelos outros: Trato os outros com dignidade e respeito, independentemente de sua origem ou circunstâncias. 

Total: ____ 

Se você pontuou 

  • 37-42: Você é um modelo de integridade. Excelente! 
  • 33-36: Você frequentemente demonstra integridade nas suas ações. Muito bem! 
  • 29-32: Você demonstra um nível moderado de integridade nas suas ações. 
  • Abaixo de 29: Dedique tempo e esforço para agir com integridade de forma mais consistente. 

Por: Randy Conley, Blanchard®

Compartilhar: