Por que as pausas no trabalho melhoram a produtividade?
Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, a rotina da maioria dos profissionais é cheia de compromissos. Muitas vezes, faltam oportunidades de pausas no trabalho. Sem que se perceba, isso pode gerar estresse e um bloqueio na produtividade e na criatividade.
Para executar melhor as suas funções, pare de trabalhar! É isso mesmo, dê um tempo. Esse paradoxo é explicado pelos benefícios comprovados na vida de profissionais que respeitam seus limites e aderem às pausas no trabalho como uma prática a ser seguida.
Quer saber quais são as vantagens desses intervalos e descobrir como aproveitar esses momentos? Confira no post!
Benefícios das pausas no trabalho
Há algum tempo, pesquisadores do mundo inteiro se debruçam nos estudos para descobrir o motivo de algumas pessoas atuarem melhor do que outras em seus empregos, ainda que nas mesmas condições laborais.
As investigações feitas nessa área apontam que o segredo está em descansar por alguns minutos, várias vezes ao longo do dia.
A pesquisa da DeskTime, por exemplo, mostrou, por meio de um aplicativo, que os colaboradores mais produtivos faziam uma pausa de 17 minutos a cada 52 minutos trabalhados.
Esse tempo pode variar de acordo com a empresa em que se trabalha e a função exercida. Contudo, o que importa são os resultados obtidos com essa técnica. Veja alguns deles:
Intensifica as atividades mentais
O cérebro precisa de descanso. Parar por alguns minutos ajuda a elevar os níveis de glicose — que funciona como um combustível para o órgão em questão — e isso faz com que o pensamento, a atenção e outras atividades cerebrais sejam mais intensas ao retomar o trabalho.
Alivia o estresse
O estresse, segundo o dicionário Priberam, é o “conjunto das perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores, como (…) condições de vida muito ativa e trepidante.”
Portanto, para não comprometer a saúde física e mental, algumas pausas devem ser feitas. Além de aliviar a tensão, isso pode ajudar a colocar as situações difíceis sob outra perspectiva.
Eleva a concentração
Após muitas horas consecutivas de trabalho, o cérebro tende a perder o foco. Todavia, a atenção plena é mantida quando o indivíduo sabe que terá uma pausa dentro de pouco tempo.
Aumenta a criatividade
A ocupação intermitente é um bloqueador da criatividade. Porém, se em vez de permanecer estático, o sujeito sair da frente da tela do computador (ou qualquer outro instrumento de trabalho) e fizer uma pausa nas suas atividades, a probabilidade de que a imaginação entre em cena é muito maior.
Melhora a tomada de decisões
Fazer escolhas conscientes e apropriadas demanda certa tranquilidade. Uma atividade psíquica atribulada pode acarretar decisões precipitadas e consequências indesejáveis. Realizar interrupções aquieta a mente e permite enxergar as coisas com mais clareza.
Maneiras para aproveitar melhor as pausas
Várias técnicas podem ser utilizadas nas pausas durante o trabalho. Abaixo, listamos algumas:
Andar um pouco
Andar pelo local de trabalho, com a atenção voltada para a caminhada, sem celulares, sem pensar no que precisa ser feito, sem planejar algo etc. Somente caminhar. Isso pode quebrar o ciclo de preocupações incessantes e desgastantes.
Treinar a mente com o mindfulness
Mindfulness é a arte de se concentrar no instante vivido. É um tipo de meditação que pode aprimorar sua capacidade de foco e sua produtividade.
Basta fazer uma pausa e prestar atenção nas sensações do corpo, observar as cores, os objetos, o clima, as pessoas ao redor. Sem fazer julgamentos, apenas se abrir e apreciar o momento.
Fazer uma técnica de respiração
Inspirar e expirar por várias vezes seguidas, observando as reações do corpo e pensando nos movimentos feitos durante essa simples ação e em nada mais além disso.
Embora a maioria dos profissionais não possa limpar de suas agendas as tarefas e os compromissos a serem cumpridos, existe a opção de se livrar do impulso de resolver tudo sem intervalos entre uma atividade e outra.
Trabalhar no piloto automático deixa de ser uma escolha quando se descobre que fazer pausas no trabalho é benéfico não apenas para o profissional, mas, também, para a empresa de modo geral.
Por: Call Daniel