Às vezes imaginamos que as pessoas mais produtivas de uma organização são as que fazem mais barulho, aparecem mais, estão mais presentes e visíveis. Na verdade muitas vezes os mais quietos é que foram os campeões em produtividade. Aqui estão algumas razões para ser assim.

 

tranquilidade e produtividade

 

Estar quieto fortalece o foco. 

É difícil se concentrar numa tarefa enquanto você mesmo está fazendo muito barulho, distraído com muitas coisas ao mesmo tempo.

Comemorar cada vitória é essencial, mas permitir que uma comemoração dure um tempo que você não dispõe durante a execução do projeto pode ser muito prejudicial. Manter o foco em seus objetivos e metas, com o mínimo de distração possível faz toda a diferença.

A tranqüilidade é contagiante. 

Pessoas silenciosas têm a capacidade de acalmar os que a rodeiam. Por exemplo, quando todo mundo está estressado acreditando que uma equipe não vai cumprir os seus prazos, normalmente  são as pessoas calmas que possuem a capacidade de acalmar o grupo, e levá-lo até a linha de chegada.

Ser calmo transmite confiança. Você não tem que provar nada para ninguém quando está confiante. Sabe que vai fazer um bom trabalho e acredita que, eventualmente, outros vão tomar conhecimento.

Estando tranquilo você pensa antes de falar. Analisa as variáveis antes de dar uma declaração ou afirmar algo. Chefes adoram subordinados que pensam bem antes de vir tomar o seu precioso tempo.

Estar quieto lhe dá o espaço necessário para aprofundar-se numa questão. 

Pessoas calmas e silenciosas tendem a aprofundar suas pesquisas e raciocínios nas questões e ideias antes de avançar para ações ou divulgação de resultados. Compare isso com as pessoas mais ansiosas, passionais ou impetuosas em sua organização, que muitas vezes repassam para os demais alguns comentários sem muita análise ou cálculo de consequências.

A próxima vez que avaliar o desempenho da equipe, não se esqueça de dar crédito onde o crédito é devido. Mesmo que os verdadeiros resultados não estejam tão visíveis. 

Lembre-se que no final do dia, não é o barulho ou a movimentação que produzem resultados práticos, mas o que realmente é um feito considerável a curto, médio ou longo prazo!

Gostaria de saber mais sobre como obter mais produtividade com menos estresse?

Entre em contato e solicite uma palestra sobre os cursos Call Daniel.

 

Compartilhar: