Nós sabemos o quanto é difícil manter a mente focada e saber como evitar a distração no trabalho, seja com pensamentos aleatórios ou atividades impertinentes. Esse problema pode ter diversas causas, podendo ser excesso de tarefas, contato com aparelhos eletrônicos e muitos outros.

Tudo isso também acaba gerando estresse e ansiedade, podendo até mesmo levar à síndrome de Burnout, impactando diretamente na produtividade e na qualidade do que é produzido, podendo até mesmo ameaçar o seu emprego! Tendo isso em mente, separamos para você 5 dicas de como aumentar o foco, ajudando também em sua vida pessoal. Venha conferir!

1. Mantenha seu ambiente de trabalho organizado

Você sabia que uma mesa ou um ambiente desorganizado pode influenciar em sua concentração? É possível que você não perceba, mas o excesso de objetos e informações pode tirar sua atenção do que está fazendo no momento e até mesmo lhe fazer perder tempo tentando encontrar seus pertences.

Portanto, tenha um lugar para cada coisa, mantenha a mesa organizada guardando os objetos assim que usá-los, faça limpezas semanais, dispense tudo o que não tenha grande utilidade e sinta a diferença da organização no ambiente de trabalho!

2. Crie uma lista de afazeres por ordem de prioridade

Muitas vezes o excesso de tarefas pode trazer uma sensação de não saber por onde começar e o que fazer. Para evitar isso, o ideal é criar uma lista com todos os afazeres por ordem de importância.

Dessa forma, é possível que você priorize tarefas com menor prazo de entrega ou maior relevância, podendo dar mais atenção para cada uma delas. Além disso, você também evita ter que fazer atividades de qualquer jeito por ter deixado para a última hora.

3. Sempre que possível execute apenas uma tarefa por vez

Dependendo do momento e das atividades, a multitarefa pode não ser um problema. Já em outros, ela pode ser um dos seus piores inimigos, fazendo com que você se confunda, atrapalhando seu raciocínio e fazendo com que perca a eficiência no trabalho.

Muitas pessoas acreditam que a multitarefa pode economizar seu tempo, no entanto, muitas vezes o resultado é o contrário. Em outras, o tempo até é economizado, mas a qualidade cai.

4. Pratique mindfulness para aumentar a atenção

mindfulness é um dos tipos de meditação e tem como principal objetivo ajudar a mente a melhorar a própria capacidade de se manter focado. Ele permite que você se concentre no aqui e agora, sendo capaz de otimizar sua concentração e reduzir o estresse.

Reservar um tempo na sua rotina para essa prática pode fazer toda diferença em sua vida pessoal e profissional. Além disso, ela pode ser realizada mesmo durante as atividades, necessitando apenas um pouco mais de prática.

5. Use fones de ouvido para minimizar o barulho externo

O excesso de ruído no ambiente de trabalho pode ser um dos principais motivos de distração, variando de pessoa para pessoa. Se você é uma dessas pessoas que se incomodam com o excesso de barulho, uma boa opção é utilizar fones que bloqueiem sons externos e até mesmo utilizar músicas que auxiliem a aumentar o foco.

Portanto, com algumas mudanças em sua rotina é possível aumentar a atenção. Afinal, não basta apenas saber como evitar a distração no trabalho, é necessário colocar em prática! Dessa maneira você pode se tornar um profissional ainda mais qualificado.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

Compartilhar: