e-book_mente_clara.png

Entender o impacto que uma mente tranquila traz para sua produtividade e qualidade de vida promove a chance de você fazer novas escolhas em relação a isso. Alguns de nossos colegas de trabalho possuem um desempenho profissional acima da média e um dos segredos para este sucesso é a maneira como eles lidam com as informações que chegam até eles. Eles ganham em qualidade de vida a medida que processam e organizam as informações que recebem mantendo sua mente clara como água.

O que é uma mente tranquila?

 

Mente tranquila pode ser traduzido por: maior clareza, controle e foco. Mente tranquila não é o mesmo que mente inoperante. É uma mente que se ocupa e cria sem se distrair com preocupações. Estudos rigorosos de especialistas na área da ciência cognitiva, como  “A ciência por trás da produtividade sem estresse” servem de base teórica ao método GTD de David Allen e explicam por que e como esses benefícios são obtidos.

 

Ter a mente tranquila faz alguma diferença?

 

Toda a diferença. Existem inúmeros estudos científicos mas você nem precisa deles para comprovar isso, basta olhar para suas próprias experiências. Quantas vezes a solução de alguma questão muito séria surgiu do nada? Em um momento que você nem estava pensando naquele problema?

 

Você acredita mesmo que foi uma mera coincidência?

Às vezes é preciso acreditar mais em nossas próprias experiências que nas recomendações dos livros ou de outras autoridades no assunto. Se possibilitar um descanso para sua mente é algo que produz soluções com mais qualidade quando a usa, então este pode ser o melhor caminho para você também.

 

A ciência cognitiva diz que o volume de informações que consumimos atualmente é enorme e quanto mais informações consumimos menos foco temos. Proporcionando uma seleção melhor destas informações aumentamos as chances de manter o controle da situação, este é um dos grandes benefícios de uma mente tranquila: foco.

 

Como posso ter a mente tranquila?

 

A recomendação mais recente no mundo corporativo é algo que pode surpreender você, mas as comprovações de que funciona são tantas que será difícil resistir a tentativa: meditar. Isso mesmo. A Call Daniel inclusive já está ministrando o curso Mind, que trata exatamente desta questão.

O que precisamos fazer para ter uma mente tranquila é aprender a esvaziá-la com regularidade, deixando livre para ser criativa, não para armazenar informações. Muito menos preocupações.

Uma das sugestões do GTD é manter todos os compromissos em um calendário, que você use e revise constante e regularmente, para que possa confiar nele e manter sua mente tranquila de que não irá descumprir nenhum acordo preestabelecido. Outra é capturar todas as informações que considerar relevante, anotando isso para olhar depois com mais atenção e decidir o que fazer com ela.

 

Eis algumas dicas para você começar já:

Tenha programado no seu calendário o que vai fazer amanhã;

Planeje sua semana com antecedência para concentrar-se mais na execução das tarefas que na decisão do que vai ou não fazer;

Reserve espaço em sua rotina para os imprevistos.

 

A mente tranquila é a chave para aumentar sua produtividade e promover seu sucesso.

O sucesso não acontece por acaso: é um encontro entre oportunidade e competência. Considerando que o aparecimento das oportunidades é algo que foge ao nosso controle, o que está efetivamente ao alcance de nossas mãos é aprimorar nossos conhecimentos, experimentar o que funciona na pratica e usar da melhor maneira possível as informações que já possuímos.

A Call Daniel desenvolveu um e-book algumas sugestões para conquistar uma mente clara como a água, pegue o seu clicando aqui:

 {{cta(‘3ac9f647-d91f-4a20-a050-7461c8901c39’)}}

 

Abraços

 

 

Compartilhar: