Caso sua empresa decida-se pela educação corporativa focando no ganho de produtividade que tal solução oferece, que boas alternativas existem a sua disposição no mercado? Uma das principais características da educação corporativa é seu foco em assuntos de “especialista” com aplicações práticas personalizadas as necessidades da empresa. Como encontrar prestadores de serviço de qualidade comprovada com particularidades tão específicas?

 

uma agulha no palheiro resized 600

Uma das empresas consagradas nesta área, com atuação nacional, a  LAB SSJ, consultoria de Educação Corporativa, vem se dedicando há 20 anos a entender as mudanças de contextos, competências e perfis para ajudarem as empresas no desafio de preparar suas equipes. Ela acredita nesta prática como fator de “Employment  Value Proposition” (EVP), conjunto de atributos percebidos como atrativo para trabalhar em uma organização.


E afirma:

“…Nesse processo de educação de adultos, grande parte das ações de aprendizagem ainda utiliza a abordagem convencional, baseada nos princípios pedagógicos clássicos, as quais dão prioridade ao formato unidirecional de transmissão de conhecimento (professor-aluno). No entanto, é preciso considerar que as experiências vividas são a fonte mais rica para a educação dos mesmos… …Por isso, os responsáveis por programas de desenvolvimento precisam perceber a necessidade de criar situações que ampliem as possibilidades de experiências de aprendizagem…Além disso, entender que o aprendizado acontecendo on the job é essencial para o processo de implementação de Educação Corporativa. Assim, qualquer ação de desenvolvimento não pode se dar por concluída enquanto a transferência do aprendizado não for observada na prática. As Universidades Corporativas ganham espaço ao tirar o foco dos treinamentos isolados para garantir a aprendizagem completa dos profissionais, de forma orientada e acompanhada, com ótimos resultados para as empresas e seus colaboradores…”


Sendo assim, mais que boas recomendações ou excelentes avaliações dos alunos, a Prestadora de Serviços que você vai escolher precisa ser inovadora no sentido de ampliar sua atuação para o pós-treinamento. Oferecendo acompanhamento nos momentos de uso do conhecimento apreendido durante os cursos. A Call Daniel é um bom exemplo neste sentido. Ela acompanha a evolução de seus participantes, oferece atendimento personalizado às dificuldades rotineiras e pessoais do profissional via conference call.

 

Outra maneira de expandir a assimilação de conhecimentos de uma Educação Corporativa é acessando seu acervo digital em áudio ou vídeo. Num artigo da Lab SSJ eles discorrem pelo assunto e até passam links para você experimentar que coloco aqui: HSM, Podcast.com, Universidade Falada, Editora Nossa Cultura, Audiobooks.org, Learn Out Loud, Audible, Vou incluir nesta lista o IESDE, que já utilizei bastante em minhas formações universitárias via EAD e recomendo.

 

Como vê, já existem boas ofertas de educação corporativa a disposição também no mercado Brasileiro. Neste link um artigo universitário que apresenta a Vantagem Estratégica da educação corporativa. Encerro mencionando que o Banco do Brasil, por seu porte, optou em desenvolver sua própria universidade. Esta pode ser também uma boa solução.

 

Sua empresa já se utiliza da educação corporativa como um diferencial competitivo? Conte-nos sua experiência nesta solução.


Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: aoleme.wordpress.com


Compartilhar: