O afastamento do trabalho causado pelo stress e outros transtornos psicológicos é uma realidade preocupante, que causa prejuízos significativos para as empresas e gera um alto custo para o governo.

Uma pesquisa recente da Universidade de Brasília (UnB) concluiu que o stress é uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. Segundo a Previdência Social, nos primeiros quatro meses de 2013, mais de 1.200 trabalhadores foram beneficiados com o auxílio-doença devido a distúrbios mentais.

Para resolver esse problema, é preciso conhecer as causas do stress no ambiente corporativo, além de investir em treinamentos com foco nas reais necessidades dos trabalhadores e na melhoria da produtividade. 

Saiba mais sobre o assunto no nosso artigo de hoje!

Causas do distúrbio e seu prejuízo para as empresas

A mesma pesquisa da UnB afirmou que, nos últimos anos, mais de 1 milhão de brasileiros foram afastados do trabalho devido ao stress e problemas a ele relacionados, tais como depressão, alcoolismo, esgotamento físico e mental, hipertensão e enxaqueca.

As razões que condicionam o stress são várias e a maioria delas está relacionada ao próprio ambiente corporativo. Excesso de tarefas, estilo de liderança com características opressoras, reestruturações no local de trabalho e problemas no relacionamento com os colegas são alguns dos gatilhos para as crises de ansiedade que culminam com o stress crônico e o afastamento do trabalho.

Para as empresas, os casos de afastamento representam queda na produtividade e geram gastos com o pagamento de parte do salário dos empregados afastados e/ou de possíveis indenizações  além dos custos com os prováveis processos para contratação e treinamento de substitutos.

Soluções para reduzir o afastamento do trabalho por stress

A saída para combater o afastamento do trabalho por stress é investir em treinamento de pessoal. Porém, é preciso contar com técnicas que tenham foco na diminuição da ansiedade e no controle da mente, tais como readequação das rotinas de trabalho e a meditação.

Em relação à organização do trabalho, a empresa pode investir em mudanças nos horários, redistribuição de cargos e tarefas, antecipação de férias, melhoria dos processos de comunicação e em ações de interação (como grupos focais e espaços de convivência).

meditação, por sua vez, é uma técnica milenar e o seu uso no ambiente de trabalho é relativamente recente. Entretanto, diversas companhias no Brasil têm adotado essa prática, beneficiando-se de resultados comprovados por diversos estudos. Dentre eles destacam-se:

  • o aumento do foco e da concentração;

  • a melhoria da criatividade e da capacidade de solucionar problemas;

  • o desenvolvimento da inteligência emocional;

  • o aumento da produtividade.

Treinamento Mind, baseado na meditação, consiste no ensino e prática do mindfulness: estado consciente da mente, com atenção plena e totalmente focada no presente. Esse aprendizado leva ao equilíbrio entre intuição e razão, favorecendo o autoconhecimento e a capacidade de reação diante de situações estressantes ou conflituosas.

Mais equilibrado, o empregado consegue diminuir os níveis de ansiedade e stress, encontrando mais satisfação no trabalho e no relacionamento com os colegas. A visão positiva dos superiores hierárquicos e da empresa aumenta, gerando um fluxo de bem-estar que influencia positivamente todo o ambiente corporativo.

Meditação no ambiente corporativo

Os casos de afastamento do trabalho devido a episódios de stress e outras condições psicológicas limitantes têm atingido níveis alarmantes no país, causando grandes prejuízos para os trabalhadores e as empresas.

A prática regular da meditação no ambiente corporativo melhora o desempenho individual e em equipe, diminui o stress e a ansiedade, aumenta a produtividade e, consequentemente, reduz os episódios de afastamento.

Quer saber mais sobre meditação no ambiente corporativo ou sobre o Treinamento Mind? Deixe sua pergunta nos comentários!

Compartilhar: