Chegou o momento de olhar para suas demandas e decidir o que será feito e o que vai ficar na fila. E agora?

Considerando que atualmente as prioridades não param de aumentar, hoje vamos conversar sobre maneiras de lidar melhor com elas. Maneiras de ser mais produtivo, ter alta performance, sem estresse e com qualidade de vida.

 churrasco-com-amigos-e-familiares.jpg

Existem muitas teorias e técnicas que podem nos ajudar a separar o que é prioridade do que não é. Podemos experimentar muitas delas antes de chegar àquela que funciona bem para nosso momento de vida. Confira as recomendações que encontrei:

A maioria possui um embasamento teórico e relatos de seus resultados práticos. Vale experimentar as sugestões para descobrir quais funcionam melhor para nós na maior parte do tempo. Sim, não será garantido funcionar 100%, aceitar que vamos tropeçar é uma excelente prática para não nos congelarmos no meio do caminho.

 

Sua rotina muda toda hora?

De tempos em tempos, a rotina muda e pode ser interessante revisar se nosso modelo de seleção de prioridades ainda está funcionando. Atualmente tenho usado 3 critérios para priorizar:

  1. Se a demanda veio da família ou do chefe, paro tudo pelo menos para entender a questão e retornar com um posicionamento.
  2. Se minha agenda está tranquila e levo menos de 15 minutos para fazê-la, faço na hora. Não importa a origem.
  3. Se já programei as prioridades do dia e não existem espaços vagos, eu desligo todas as distrações e só paro para anotar a questão que me interrompeu, se conseguirem me achar. Então, volto rapidamente para o que estava fazendo.

 

Você pode dizer que este é um modelo para lidar com interrupções, não para definir prioridades.

Eu concordo, discordando. Para definir as prioridades quando estamos fazendo nossa revisão semanal, focados e tranquilos, utilizaremos uma série de fatores que podem estar relacionados com

mas quando chegam demandas de todos os lados o tempo todo e naturalmente caímos no modo reativo, é bom ter um critério e saber como priorizar também nesses momentos.

 

Determinar o que é prioridade é uma atividade que acontece o tempo todo.

Quanto maior a clareza em nossa mente sobre quem somos, de onde viemos e aonde estamos indo, maior a convicção para escolher, decidir e arcar com as consequências. Inclusive, analisar as consequências de não fazer algo é uma das técnicas que funcionam de maneira mais simples e rápida para definir a prioridade de algo com urgência. Como você tem lidado com isso? De quais maneiras define suas prioridades quando está calmo e focado nessa tarefa e o que faz quando precisa priorizar no meio do caos?

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

 

 

Imagem: blog.ferricelli.com.br

Compartilhar: