Comportamentos de Liderança de Apoio referem-se às ações que desenvolvem confiança e respeito mútuos, resultando em maior motivação e segurança. Líderes com pontuações altas no Comportamento de Liderança de Apoio ouvem consistentemente, facilitam a solução de problemas, pedem informações e explicam porquê encorajam.

Os 07 Comportamentos de Liderança de Apoio são:

  1. Escutar as preocupações das pessoas, a seguir, parafrasear ou refletir os sentimentos delas;
  2. Facilitar a resolução autoconfiante de problemas, fazer perguntas abertas que ajudem a definir o problema, gerar e avaliar alternativas e escolher uma solução;
  3. Solicitar opiniões, envolver a pessoa na tomada de decisão, pedindo contribuições e sugestões;
  4. Fornecer justificativas, explicar o porquê e fornecer perspectivas;
  5. Reconhecer e encorajar, demonstrar apreço, valorizar, elogiar e restabelecer a autoconfiança;
  6. Compartilhar informações sobre a organização, encorajar uma comunicação aberta e um livre fluxo de ideias;
  7. Compartilhar informações sobre si mesmo, estabelecer um clima de confiança e empatia, compartilhando histórias pessoais e percepções.

 

Uma palavra final sobre Comportamentos de Apoio

Os Comportamentos de Apoio da SLII® incluem comportamentos de liderança tais como ouvir, facilitar a autoconfiança, pedir informações, fornecer justificativas, reconhecer e encorajar – além de compartilhar informações sobre si mesmo e a organização. São ações que desenvolvem confiança e respeito mútuos, resultando em maior motivação e segurança.

Os líderes que utilizam o modelo SLII® recorrem aos Comportamentos de Apoio quando seus subordinados estão nos estágios finais de aprendizado de uma tarefa ou trabalhando em uma meta – quando sua competência é relativamente alta e eles precisam basicamente de suporte para continuar seu crescimento e desenvolvimento.

 

Modificando seu estilo de liderança para atender às necessidades de seu pessoal

Os melhores líderes são aqueles que adequam seu estilo para atender às necessidades de seus colaboradores. As pesquisas da Blanchard realizadas com dezenas de milhares de líderes descobriram que apenas 1% dos líderes são capazes de atender com sucesso às necessidades de todos os quatro estágios de desenvolvimento: O Principiante Empolgado; O Aprendiz Decepcionado; O Colaborador Capaz, mas Cauteloso; O Realizador Autoconfiante. Um total de 54% dos líderes usa seu estilo predominante com todos, independentemente de seu nível de desenvolvimento – alguns por escolha e outros devido à falta de conscientização e falta de treinamento.

Nosso palpite é que você se enquadra na última categoria – ninguém nunca perguntou a você sobre seu estilo de liderança

predominante antes. Mas agora que você sabe, a próxima pergunta é: “Como posso melhorar?”

A conscientização é o primeiro passo. Os Comportamentos Diretivos são mais adequados ao seu estilo de liderança ou você está mais inclinado a usar Comportamentos de Apoio? E os outros líderes em sua organização? Quais são seus comportamentos de liderança preferidos?

O que é fácil para eles? Qual estilo consideram seu natural? Considere criar um grupo de discussão para falar sobre isso!

Em seguida, considere o que isso significa para as pessoas que se reportam a você.

Como você trabalha com pessoas que são novas em tarefas versus pessoas muito experientes? Você consegue ver como alguns comportamentos não lhe serviram bem no passado, quando você trabalhou com pessoas que não combinavam com seu estilo predominante? E as pessoas com quem você está trabalhando atualmente?

Escrito por: The Ken Blanchard Companie

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