Algumas ferramentas já estão tão consagradas no uso do GTD que o próprio David Allen fornece dicas de uso para elas. Posso citar Outlook,  Evernote, OmniFocus como as que possuem tutoriais no site DavidCo.com. Outras já não são tão usadas por lá ou aparecem apenas nas perguntas dos usuários. É sobre elas também que vamos falar aqui.

 

Se você já ouviu falar de GTD mas ainda não entendeu direito o que é isso, assista este pequeno vídeo de 30 minutos para compreender como e onde ele pode ajudá-lo.

OneNote

Entre as mais famosas temos o OneNote da Microsoft, um perfeito sistema para se usar com o GTD se você já for usuário do Outlook. Entre suas facilidades posso destacar o salvamento automático, a facilidade de captura (textos e imagens, inclusive diretamente da internet) e a localização de suas referências. A simplicidade de reestruturação e movimentação dos dados dentro dele, no entanto, me parece seu grande diferencial. Veja algumas facilidades da versão mobile. Depois dê uma olhada neste outro artigo sobre GTD, outlook e OneNote  trabalhando juntos. Agora grátis, multiplataforma e com salvamento automático online via Skydrive.

 

ToodLedo

Outra ferramenta muito utilizada é o Toodledo. Nossa especialista Thais Godinho, colaboradora na Call Daniel e entusiasta nele, usou por um longo tempo e repassa suas dicas.  Além de apresentar-se numa estrutura que facilita as 5 etapas do GTD, ele possui recursos de compartilhamento, acesso por diversos dispositivos e importação de dados em vários formatos.

 

Moleskine

Este nome ficou famoso e usamos indiscriminadamente para qualquer caderno de notas. Caso se interesse pelo original, visite o site Moleskine. A nossa antiga agenda também se encaixa aqui. Esta ferramenta mostra-se muito eficiente para os avessos a tecnologia sem prejudicar o uso do GTD por ela. As pastas de plástico ou papel serão sempre coadjuvantes para armazenamento de materiais que não foram ou não podem ser scaneados. Eu adoro a minha agenda tipo fichário porque não depende de energia elétrica e posso mudar as páginas para lá e para cá com toda liberdade. Inclusive mandei furar um pacote inteiro de sulfite (500 fls) que se transformaram em 1000 páginas para ela. Tem sido muito prático.

 

Seja qual for a ferramenta que você está usando ou gostaria de usar, comente no blog que encontraremos mais informações sobre ela para te ajudar!

 

 

Artigo escrito em colaboração por Daniel Burd e Marcia Sisi

Especialistas em Produtividade e Gestão do Tempo da Call Daniel


Imagem: matutando.com

Compartilhar: