Está difícil se concentrar durante o trabalho? Você começa a realizar uma tarefa e logo se distrai com outra coisa? Infelizmente, essa situação é mais comum do que imaginamos. Porém, o que muitos não sabem, é que a habilidade de permanecer focado é algo que pode, e deve, ser estimulado. Hoje trazemos algumas dicas para que você desenvolva essa habilidade e melhore o seu foco ao realizar suas atividades.

Confira as dicas para melhorar o seu foco:

1. Treine o seu foco

Em primeiro lugar, como mencionamos acima, o foco é algo que pode ser trabalhado e treiná-lo é uma das melhores formas de estimular seu desenvolvimento. Conheça então alguns exercícios que você pode fazer: 

  • Olhar fixamente para um quadro ou uma planta, por um período de tempo, ao perceber uma distração (pensamento ou barulho externo), retorne o foco ou quadro ou planta
  • Fechar os olhos e contar mentalmente de 1 a 100 e depois de 100 a 1
  • Pratique a meditação 

2. Prepare o ambiente 

Esta segunda dica é fundamental para que você consiga se concentrar no que realmente importa. Antes de começar sua tarefa, certifique-se de que não será interrompido, seja por algum colega no serviço, ou por alguma notificação do computador, você pode desativar seus alertas ou até mesmo colocar um aviso em sua porta.

3. Organize-se

É muito mais fácil de se manter focado, quando você sabe que tudo está em ordem. Por isso, manter a organização é uma dica essencial para que você melhore sua concentração, assim como o seu foco. Faça sempre o planejamento de seus compromissos e tarefas e mantenha todas suas pendências em listas.

Bônus: O método GTD® pode te ajudar muito nesta tarefa!

4. Priorize

Priorize suas atividades, isso é importante para que você faça escolhas corretas e mantenha então a mente livre para focar no agora. Por isso, em primeiro lugar, Antes de fazer tudo o que aparecer a sua frente, pare por um momento e pense nos critérios limitantes (você pode conhecer mais sobre esse conteúdo aqui): Tempo, contexto e recursos disponíveis e priorize o que for mais relevante para o momento. 

Bônus: Confira o nosso Ebook Exclusivo com dicas para lidar com o excesso de tarefas e falta de focos: MIND-A chave está em suas mãos

Compartilhar: