Liderar equipes durante a pandemia é um verdadeiro desafio. Lidar com colaboradores que estão emocionalmente abalados, receosos e ansiosos é complicado e por isso requer algumas adaptações e melhorias na gestão de equipes, para que eles se mantenham motivados e produtivos. 

Mesmo depois de mais de um ano de pandemia, há sempre algo a se aprender sobre este tema e que pode, eventualmente, ser útil para o seu ambiente de trabalho.

Confira algumas dicas que preparamos para a gestão de equipes durante a pandemia e como manter sua produtividade:

Humanize sua gestão

Em primeiro lugar, vemos a importância da humanização. Com o afastamento dos funcionários e aumento do home office, é preciso mais do que nunca, manter um bom relacionamento com seus colaboradores. Além disso, também é muito importante que você esteja sempre em contato com sua equipe e exercite sua empatia.

Estimule a cooperação

Por último, esta pode ser mais uma técnica para amenizar o sentimento de solidão e afastamento. Procure estimular a cooperação entre seus colaboradores. Isso ajudará na troca de experiências e no melhor relacionamento da equipe. Além de ser uma das principais formas de bater metas.

Mantenha a transparência

Com tantas incertezas, é natural que os colaboradores estejam com receio de possíveis cortes e reduções, por isso é importante ser sincero e realista com sua equipe. Esta é a melhor forma de se construir um ambiente com mais confiança e respeito. 

Dê o exemplo

Um bom líder deve sempre ser exemplo para sua equipe. Lembre-se de ser responsável em suas atitudes, em tempos de pandemia, isso é fundamental tanto para a saúde mental, como física de seus colaboradores. Outro ponto importante é manter sempre uma boa comunicação com seus colaboradores, para que eles se sintam livres e confiantes em te procurar quando for preciso.

Cuide da saúde mental

Durante a pandemia a ansiedade e estresse tomaram conta de muitas pessoas. Por isso, é importante ficar atento em seus colaboradores. Lembre-se sempre de orientar sua equipe a buscar ajuda de profissionais ou terapia por exemplo e, se necessário, oferecer auxílios especiais.

Compartilhar: