A maneira como você acorda de manhã tem influência sobre a forma como o resto do seu dia vai se desenrolar. Amanhecer com o corpo tenso ou a mente agitada são fatores para que você já saia de casa, rumo ao trabalho ou demais atividades, predisposto a ter um dia ruim.

Alguns hábitos podem ser praticados logo que você desperta, impactando positivamente o corpo e a mente e tornando o começo do dia mais agradável. Vamos experimentar adotá-los para começar e chegar ao fim do dia com a sensação de bem-estar?

Livre-se de alguns preconceitos e confira agora 7 hábitos para acordar bem e começar o dia com tranquilidade:

1. Acorde sempre por volta do mesmo horário

O corpo humano é regido por um ciclo chamado de circadiano — que significa “cerca de um dia” — ou o que conhecemos como relógio biológico. Manter uma rotina com hora certa para dormir e acordar, colabora na organização desse cronograma interno. A rotina nos ajuda a dormir mais tranquilamente e ensina o corpo a ter um ritmo.

2. Troque o alarme do despertador

Sons mais suaves e relaxantes são perfeitos para que o corpo e a mente despertem com mais serenidade. Substitua as músicas agitadas e com batidas graves, pois elas tendem a fazer com que você levante tenso e assustado.

3. Acordou? Levante-se!

O corpo precisa entender que a cama é um local para o seu relaxamento. Se, em vez de levantar, você ficar enrolando na cama, a sensação de que aquele é um local associado ao sono se esvai — dificultando, inclusive, a chegada dele durante à noite. Sendo assim, desative também o “botão soneca” do seu smartphone.

4. Arrume a sua cama

O hábito de arrumar a cama, assim que levantar, deve fazer parte de uma rotina matinal. Além de despertar o seu corpo, você cuida da sua saúde. Lençóis, edredons e colchas desorganizados oferecem um perfeito ambiente para proliferação de ácaros.  

5. Faça um alongamento

O alongamento pode ser feito ainda na cama. Evite movimentos bruscos e mexa, lentamente, seus braços, pernas, pescoço e coluna. Sente-se e estique os seus membros, sem pressa alguma. Durante cinco a dez minutos, pratique esse exercício matinal para levantar com mais disposição.

6. Abra a janela do seu quarto

Lembra do relógio biológico? A luz do dia faz com que o corpo desperte com mais vigor. Assim que levantar da cama, abra a janela e a cortina do seu quarto. Deixe que a luz entre no ambiente e sinta no seu rosto o ar fresco da manhã.

7. Medite para ter foco ao longo do dia

Você sabe o que é meditação? A meditação é um treino para que a mente seja capaz de melhorar a sua capacidade de foco. Meditar logo cedo, após acordar, ajuda a reduzir o estresse e proporciona um começo de dia mais sereno. Alcançar o estado de relaxamento e tranquilidade, tanto da sua mente quanto do corpo, assim como a dissolução de sentimentos que nos pressionam, é viável por meio da meditação. Basta praticar!

Gostou das nossas dicas para acordar bem e deseja saber mais sobre a meditação como forma de reduzir o estresse? Assine agora a nossa newsletter e receba outras informações diretamente no seu e-mail.

Compartilhar: