Se as situações estressantes estão deixando a sua mente cada vez mais cansada, desestimulada e desfocada, saiba que existe uma luz no fim do túnel. Aprimorar a capacidade de foco, agindo conscientemente por meio de melhores decisões são apenas alguns benefícios dos diferentes tipos de meditação.

Com resultados comprovados no mundo corporativo, como a melhora na produtividade e redução do nível de estresse, a meditação é uma verdadeira ginástica para o cérebro. 

Neste post vamos explicar o que são o escaneamento corporal e a respiração focada — métodos que podem ser feitos por meio de treinamentos rápidos e eficazes! Venha conosco e descubra alguns dos benefícios que cada um oferece!

Escaneamento corporal

O que é e como fazer?

O escaneamento corporal é um método de ancoragem da mente nas inúmeras sensações do corpo. Os objetivos são despertar a consciência corporal e instigar a curiosidade por meio das sensações em várias posições de repouso.

A ideia é sentir as sensações e não pensar sobre elas, integrando mente e corpo. Mas, como se faz isso?

O escaneamento corporal pode ser praticado em cadeiras, sentado sobre almofadas, deitado ou até mesmo em pé. O importante é encontrar uma posição de relaxamento.

Sendo direcionados por profissionais capacitados, os colaboradores poderão ficar na postura corporal mais confortável, de olhos fechados, seguindo as orientações. Por meio das posições, as partes do corpo serão notadas, assim como a respiração e inspiração. É uma sensação térmica nos pontos de contato do corpo, dos pés à cabeça. 

Os colaboradores sentirão até mesmo as veias e poderão, inclusive, aprender a aceitar a falta de sensação, conhecida como ponto neutro.

Quais os benefícios?

O escaneamento corporal trata-se de uma conexão que influencia na mudança de foco, inspirando consciência e expirando aceitação.

Afinal, uma pesquisa da Universidade de Harvard já comprovou que as distrações contribuem para a infelicidade humana. E o foco no que se faz no presente é a alternativa na busca pelo bem-estar

Com a prática do escaneamento corporal, as tensões vão saindo e uma sensação de bem-estar ocupa espaço, aumentando a autoestima e também aprimorando a capacidade de foco. Resultados positivos têm respaldo em uma respiração adequada.

 

Respiração focada

O que é e como fazer?

A respiração focada é fundamental no treinamento da mente e trata-se de realizar o processo respiratório com total atenção voltada para inspiração e expiração, aumentando a capacidade não só de concentração, como também de aprimoramento nas tomadas de decisões.

É importante que, durante a meditação, o foco seja a respiração e que a expiração seja mais lenta que a inspiração.

Quais os benefícios?

Os movimentos respiratórios expandem a consciência do aqui e agora, afastando pensamentos negativos que têm influência comprovada no nível de ansiedade. 

Colaboradores que são estimulados a trabalharem os inúmeros tipos de meditação aprimoram a inteligência emocional, assim como a clareza de pensamentos e a criatividade.

E os resultados não param por aí: há um aumento na satisfação das tarefas do dia a dia, melhora nas relações interpessoais e na capacidade de liderança para resolver conflitos dentro do ambiente de trabalho.

Portanto, a respiração focada pode (e deve!) ser treinada e realizada dentro do mundo corporativo, seja com a ministração de cursos ou com a prática exercícios meditativos. Ela combate os vários transtornos causados atualmente pelo estresse, cada vez mais presente dentro das empresas.

Tanto o escaneamento corporal quanto a respiração focada permitem que a pessoa esteja mais consciente das suas relações e decisões. Quer saber mais motivos para fazer meditação? Que tal aprender a ser mais despreocupado? Então continue com a gente e veja que se preocupar é um desperdício!

Compartilhar: