Em muitos momentos de estresse, seja na vida pessoal ou no trabalho, é comum que se ouça o termo “parar para respirar”. Apesar de parecer clichê, a respiração pode, sim, trazer inúmeros benefícios cientificamente comprovados para o corpo e para a mente. Já passamos 5 benefícios em uma postagem anterior e aqui acrescentamos mais 4.

A respiração correta ajuda a equilibrar o organismo e pode até interferir na produção de substâncias que fazem toda a diferença no funcionamento do corpo.  No post de hoje você vai conferir mais alguns benefícios que a respiração adequada pode trazer à sua vida e como ela pode ajudar você a enfrentar o dia a dia com mais disposição e saúde.

Continue a leitura e acompanhe!

1. Deixa o cérebro mais ativo

Quando se respira corretamente, o oxigênio entra no organismo de forma completa e ajuda a preservar a região cognitiva. Segundo um estudo da Harvard Medical School, o cérebro funciona, de maneira geral, à base de oxigênio. Dessa forma, a respiração correta aumenta a irrigação dos vasos, mantendo o cérebro em seu funcionamento normal.

2. Aumenta sua performance no esporte

Durante a prática de atividade física é importante que você mantenha a respiração para oxigenar o corpo e manter o ritmo cardíaco. Assim, você melhora seu desempenho, principalmente em exercícios aeróbicos, e reduz a fadiga.

É comum que, enquanto está realizando um treino de força, a pessoa prenda a respiração ou simplesmente “se esqueça de respirar”. É importante sempre inspirar parado e expirar na realização do movimento. Você verá a diferença no seu rendimento na mesma hora!

3. Reduz o estresse e a ansiedade

Com o dia a dia corrido e a vida agitada aumentou muito o quadro de estresse, depressão e ansiedade nas pessoas ao redor do mundo todo. Estudantes, profissionais e donas de casa: os quadros de problemas ligados à saúde mental aumentam a cada dia e respirar pode ser uma parte importante no combate ao estresse, à ansiedade e à depressão.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi possível diminuir em até 60% o uso de antidepressivos e ansiolíticos em quem praticou exercícios diários de respiração.

4. Ajuda a diminuir a insônia

A qualidade do sono pode ter uma melhora significativa quando a respiração é praticada de maneira correta.

técnica de respiração do professor Andrew Weil, praticada antes de dormir, ajuda a deixar as noites mais tranquilas, regenerando as células e tecidos corporais, além de auxiliar você a pegar no sono mais rápido, segundo o próprio criador dos exercícios. Uma noite bem dormida ainda traz mais energia para enfrentar o dia seguinte com bom humor.

Um bom exercício para praticar antes do sono é a respiração 4-7-8. Essa técnica consiste em fechar os olhos e inspirar o ar pelo nariz contando até 4. Depois, segure o ar nos pulmões por 7 segundos e expire pela boca, contando até 8. Faça de 3 a 4 ciclos e verá como o sono chegará mais rápido.

5. Deixa o corpo e pele mais saudáveis

A respiração adequada permite que os tecidos sejam oxigenados, proporcionando à pele um aspecto mais saudável e iluminado. Respirar de forma curta e ofegante, por exemplo, limita a quantidade de oxigênio oferecido à pele, o que pode deixá-la sem brilho, opaca, com dificuldade de cicatrização e maiores sinais de envelhecimento, segundo artigo produzido pela dermatologista Solange Teixeira.

Ainda segundo o artigo, a recomendação é que respire pelo nariz profundamente, ao mesmo tempo em que utiliza o músculo do diafragma para controlar a entrada do ar. Apoie a mão sobre o abdome e verifique se, quando inspira, suas mãos são levadas para cima e, quando expira, voltam para baixo. Dessa maneira, você exercita a respiração consciente e consegue oxigenar todos os tecidos, tendo como resultado uma pele mais radiante e saudável.

6. Ajuda no combate a problemas do coração

Como você já viu, respirar de maneira constante, evitando as respirações curtas, pode ajudar a fortalecer a musculatura respiratória. Ficando mais resistente, é possível notar uma melhora no condicionamento físico e redução na falta de ar ao praticar exercícios.

Mas, a respiração correta vai muito além de um bom desempenho no exercício físico. Esse benefício se estende ainda ao coração: com a respiração correta, os músculos cardíacos precisam de menos esforço, ficando mais relaxados.

Isso ajuda na diminuição da pressão arterial, trazendo maior qualidade de vida e sensação de bem-estar. Consequentemente, as chances de aumento da pressão arterial diminuem consideravelmente em quem tem uma respiração tranquila e constante.

7. Ajuda a aumentar a imunidade

O estresse diário funciona como um verdadeiro inimigo para sua imunidade. Alguns dias seguidos passando por episódios de nervoso e você já pode notar queda de cabelo, insônia e irritabilidade.

A boa notícia é que a respiração pode ajudar a diminuir o estresse, o que, naturalmente, vai manter sua imunidade em níveis saudáveis.

8. Relaxa a mente

Você pode não viver estressado, mas relaxar a mente não faz mal a ninguém e é extremamente recomendado. Ao respirar e prestar atenção no ar entrando e saindo dos pulmões, você entra em um estado meditativo, que pode deixar seu corpo mais tranquilo e revigorado.

O melhor de tudo é que você pode praticar a respiração em qualquer lugar e relaxar em qualquer situação.

9. Melhora a digestão

Quando você respira bem, está oferecendo oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo o estômago. Este, por sua vez, fica melhor preparado para receber e digerir o alimento, evitando dores, desconfortos e constipações.

Os benefícios de respirar corretamente são inúmeros e podem ser observados tanto na melhora significativa da qualidade de vida, quanto nos aspectos mentais, como a diminuição do estresse e da ansiedade.

Os fatores citados são de extrema importância e oferecem uma ajuda simples e eficaz para que você consiga melhorar sua saúde e enfrentar os momentos críticos do trabalho de uma maneira mais tranquila.

E você, já prestou atenção em como está respirando hoje? Faça o teste: pratique alguns exercícios de respiração e depois conte aqui nos comentários como você se sentiu!

Compartilhar: