Parte 1

Grandes líderes apostam no seu time e defendem seu futuro, mostrando o caminho para o sucesso da equipe e da organização. Por décadas, os comportamentos de liderança diretivo e de apoio foram vitais para essa realização e para a eficácia de um líder. As teorias de contingência de liderança introduziram os conceitos de estrutura inicial (o grau em que um líder define, dirige e organiza seu papel e os papéis dos colaboradores) e de consideração (o grau em que um líder mostra preocupação e respeito pelos colaboradores, cuida de seu bem-estar, expressa apreço e os apoia) como comportamentos de liderança distintos, os quais são essenciais para liderar e desenvolver pessoas com êxito.

Na meta-análise inovadora de Judge, Piccolo e Ilies dos dois comportamentos tradicionais de liderança – estrutura inicial (direção) e consideração (apoio) – os pesquisadores examinaram 163 correlações independentes para consideração e 159 correlações para estrutura inicial.

Especificamente, Judge et al. descobriram que direção e apoio estavam fortemente correlacionados com resultados organizacionais desejáveis. A consideração (apoio) foi mais fortemente relacionada à satisfação de um indivíduo (satisfação com a liderança, satisfação no trabalho). A motivação, a eficácia do líder e a estrutura inicial (direção) foram mais fortemente relacionadas ao desempenho do trabalho do líder e ao desempenho da organização do grupo.

A estrutura da SLII® apresenta quatro estilos de liderança que representam diferentes níveis de comportamentos de apoio (consideração) e de direção (estrutura de iniciação), que correspondem aos níveis de desenvolvimento do colaborador, variando de Em Desenvolvimento (D1; baixa competência e alto compromisso) a Desenvolvido (D4; alta competência e alto compromisso).

Tais estilos de liderança usam diferentes combinações de direção e apoio, que correspondem aos quatro níveis de desenvolvimento do colaborador. Os líderes devem usar de maneira flexível uma combinação de direção e apoio, de acordo com as necessidades e do nível de desenvolvimento de seu pessoal.

DIRIGIR E1: alto grau de comportamento diretivo e baixo grau de comportamento de apoio

ORIENTAR E2: alto grau de comportamento diretivo e alto grau de comportamento de apoio

APOIAR E3: baixo grau de comportamento diretivo e alto grau de comportamento de apoio

DELEGAR E4: baixo grau de comportamento diretivo e baixo grau de comportamento de apoio

Os comportamentos de líderes eficazes devem ser baseados no contexto, correspondendo ao nível de desenvolvimento do colaborador em uma determinada meta ou tarefa. Líderes que aprendem a adequar seu estilo de liderança à situação (nível de desenvolvimento do indivíduo) inspiram e garantem maior desempenho e satisfação das pessoas que lideram.

A SLII sustenta que não existe um único estilo de liderança ideal; qualquer um dos quatro estilos de liderança pode ser apropriado, dependendo do diagnóstico da situação. Líderes eficazes adequam seu estilo de liderança de acordo com a situação e a pessoa que estão liderando – a flexibilidade do líder é fundamental para sua eficácia.

Na segunda parte traremos um estudo que investiga a eficácia  dos quatros estilos de liderança do modelo SLII®.

Escrito por: The Ken Blanchard Companies

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