Você sabia que a maior parte dos gestores possui apenas uma carta na manga?  O que eu quero dizer com isso?

De acordo com nossa pesquisa, 54% dos gestores conseguem usar somente um estilo de liderança confortavelmente. Isso significa que mais da metade de todos os dirigentes têm um estilo único, que usam em toda situação, sem considerar a sua efetividade. É a personificação do bem conhecido ditado “se a sua única ferramenta é um martelo, tudo começa a se parecer com um prego.”

Excesso de confiança em um único estilo de liderança significa que muitos líderes acabam supervisionando em demasia (microgerenciamento) ou supervisionando de forma insuficiente (abandono) os membros da sua equipe. Ambas atitudes têm como consequência resultados negativos como não cumprimento de metas, retrabalho, frustração e baixo moral . Talvez, a principal consequência causada pelos líderes de um truque seja a perda de confiança dos  membros de sua equipe. Nem todo mundo é um prego, e eles não apreciam ser constantemente martelados pelos seus chefes. 

Aprenda a liderar situacionalmente

O remédio é claro: líderes precisam aprender a como flexibilizar seus estilos para atender as necessidades da situação. É aí que o SLII®  entra na jogada. O SLII® é a nossa abordagem de liderança situacional. Ele ensina que não há uma maneira melhor de liderança. O melhor estilo de liderança é aquele que se adequa às necessidades do indivíduo. Caso você não esteja familiarizado com o SLII®, aqui está uma breve cartilha.

Líderes SLII® praticam três habilidades: estabelecimento de objetivos , diagnóstico e adequação . Estabelecer metas SMART junto aos membros da equipe é o ponto de partida—porque sem um objetivo claro, é impossível mensurar performance. Metas SMART geram consonância entre o líder e o membro da equipe.

Uma vez que a meta esteja clara, o líder usa a segunda habilidade, diagnosticar, para determinar o nível de desenvolvimento do membro da equipe. Há quatro níveis de desenvolvimento (D1-D4). O desenvolvimento é uma combinação de dois fatores: competência – o conhecimento e as habilidades específicas e transferíveis demonstradas pelo indivíduo em uma meta ou tarefa; e empenho – a motivação e a confiança do indivíduo em uma meta ou tarefa. O nível de desenvolvimento é específico para cada objetivo ou tarefa. Não é uma classificação geral das habilidades ou atitudes de um indivíduo.

Após determinar o nível de desenvolvimento do indivíduo no objetivo/tarefa, o líder usa a terceira habilidade do SLII®—adequação . Eles adequam o estilo de liderança ao nível de desenvolvimento do indivíduo.

Estilo de liderança é um padrão de comportamentos que o líder usa ao longo do tempo. Há dois estilos básicos de comportamentos de estilo de liderança:

comportamento diretivo—dizer e mostrar às pessoas o que fazer, quando fazer e como fazer, além de dar feedbacks frequentes em relação aos resultados; e o comportamento de apoio —ouvir, estimular a resolução autossuficiente de problemas, encorajar, enaltecer e envolver os outros no processo de tomada de decisão.

Há quatro estilos de liderança (E1-E4 ), os quais consistem nas diferentes combinações de comportamentos diretivo e suportivo.

Uma vez que indivíduos no nível 1 de desenvolvimento (D1) tem empenho , mas falta competência, o líder precisa prover alto direcionamento (E1 —Dirigir ). Indivíduos no D2, aos quais falta competência e empenho , precisam de um líder que lhes forneça tanto direção quanto apoio (E2-Orientar ). Indivíduos no D3 possuem competência, mas empenho variável, e, portanto, necessitam muito apoio (E3-Apoiar ) de seu líder. Haja vista que indivíduos em D4 possuem competência e empenho , os líderes precisam fornecer pouca direção ou apoio  (E4 —Delegar).

Quando as pessoas fazem uso de uma abordagem situacional na liderança, elas formam uma parceria com a sua equipe, trabalhando lado a lado para alinhar metas, níveis de desenvolvimento  e estilos de liderança. Esse “match”, muito usado na linguagem comum do SLII, contribui para uma maior confiança, intenções positivas dos colaboradores e resultados significativos. 

Liderar situacionalmente gera confiança

Em nosso livro, Simple Truths of Leadership: 52 Ways to Be a Servant Leader and Build Trust (Verdades Simples da Liderança: 52 Maneiras de Ser um Líder Servidor  e Construir Confiança), Ken Blanchard e eu compartilhamos uma Verdade Simples nº27: a liderança começa com confiança.

Alguns líderes se precipitam em estabelecer metas e estratégias para suas equipes sem dar muita atenção à construção de confiança. Os líderes mais bem sucedidos, no entanto, descobriram que sua prioridade número um é construir um vínculo de confiança com a sua equipe. Flexibilizar o seu estilo de liderança a fim de fornecer aos membros da sua equipe a direção e apoio de que precisam, quando precisam, é um grande potencializador de confiança. Há quatro razões para isso:

  • Clareza: alinhamento de metas, nível de desenvolvimento e estilo de liderança necessário provêm clareza para o membro da equipe e para o líder. Isso ajuda a evitar falhas de comunicação e acelera a obtenção de performance. Tanto líder quanto seguidor estão esclarecidos em seus papéis e quem precisa fazer o quê. Como costumamos dizer, toda boa performance começa com metas claras. Esse tipo de clareza constrói confiança entre colaboradores e líderes. 
  • Competência: nós acreditamos em líderes que são competentes em seus papéis. Os líderes não devem apresentar competência nos aspectos técnicos do seu trabalho somente, eles também precisam ser competentes nas funções  de liderança de seu papel. As três habilidades do SLII—estabelecimento de objetivos , diagnóstico e adequação —são fundamentais para que um líder eficiente seja capaz de construir confiança com sua equipe. 
  • Conexão: o SLII é uma abordagem de liderança focada no outro. Ele foca nas necessidades do membro da equipe para informar como o líder deveria responder, exatamente o oposto dos líderes de um truque só, que esperam que os membros da equipe se ajustem à sua maneira preferida de conduzir.
  • Consistência: consistência e comportamentos previsíveis geram confiança nos demais. Pode parecer contraintuitivo que liderar situacionalmente crie confiança; no entanto, consistência não vem  de comportamentos específicos que o líder usa, mas da sua abordagem. Os membros de uma equipe podem confiar que seu líder irá flexibilizar consistentemente seu estilo para ser uma combinação apropriada para a situação. Saber que podem contar com  seu líder para lhes dar o tipo certo de liderança no momento certo é uma maneira de inspirar altos níveis de confiança.

Confiança é o elixir do líder bem sucedido. Sem confiança, a sua liderança está condenada. A criatividade é sufocada, a inovação é deixada de lado e a aceitação racional dos riscos é abandonada. Todavia, com confiança, tudo é possível. Energia, progresso, produtividade e engenhosidade florescem. Comprometimento, empenho, lealdade e excelência se tornam mais que meras palavras vazias e se tornam norteadoras da missão da empresa; elas se tornam realidade. Mas a confiança não ocorre por acidente; você precisa flexibilizar a sua abordagem de acordo com as necessidades de cada membro da sua equipe. Ao fazer isso, você terá confiança.

Sobre o autor

Randy Conley é o vice-presidente & líder de práticas de confiança da Blanchard. Ele é coautor do programa de treinamento Gerando Confiança da Blanchard e trabalha com organizações ao redor do mundo, ajudando-as a construir confiança nos seus espaços de trabalho. Em 2022, Randy e Ken Blanchard escreveram juntos o livro Simple Truths of Leadership: 52 Ways to Be a Servant Leader and Build Trust, ao qual se juntará esse ano o livro Simple Truths of Leadership Playbook: A 52-Week Game Plan for Becoming a Trusted Servant Leader.

Por: RANDY CONLEY – Blanchard®

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