Este é mais um convite, apenas isso. Qualquer um de nós pode ignorar. Ou pode parar uns minutinhos para ler com atenção e ainda que decida não participar, pelo menos pense a respeito.

 

vida

 

Estou convidando os que não sabem do que eu estou falando a se informarem mais a respeito e os que já sabem a me ajudarem a evoluir este pensamento. Todos estão convidados a debater o assunto comigo e entre si.

 

Este é um convite para olhar com mais atenção a experiência da Vida e suas regras intrínsecas.

 

A investigação começa por um jogo de futebol muito importante que aconteceu num passado não muito distante mas que fizemos questão de apagar de nossa memória. Brasil x Alemanha e o resultado de 7 x 1 aparentemente invertido. Entendo nada de futebol, não alimentem muitas esperanças neste quesito, mas permitam-se espiar por este ângulo de visão e usufruir do desafio ao invés de estagnar-se diante da ameaça.

 

Acredito que todos nós, apesar de não acreditar ainda, sabemos o que aconteceu ali: uma tática surpresa que deu certo no primeiro gol(pe) e foi repetida mais 3 vezes muito rapidamente como num reflexo rápido. É possível que o técnico alemão tenha estudado o comportamento padrão dos jogadores brasileiros e criado algumas possíveis táticas para efetivar os gols. Treinou bastante algumas, escolheu a que considerou melhor como plano A, B e C e arriscou com o aviso: “se der certo repitam rapidamente, várias vezes”.

 

Os jogadores brasileiros foram pegos de surpresa e reagiram magnificamente. Confesso que depois do 4o. gol eu queria parar o jogo, pedir tempo como meu técnico fazia nos campeonatos de basquete onde se mudava a estratégia antes de seguir em frente. Se o outro time tivesse mesmo bem treinado nos planos A, B e C não adiantava muito, mas valia a pena tentar.

 

Sem acreditar ser possível um time fazer 5 x 0 em 20 minutos de jogo, o Brasil inteiro se “paralisou” diante da ameaça (e isso inclui narradores, torcedores, jogadores e técnico). Quem entre nós encarou a situação como um verdadeiro desafio possível de ser vencido? Era possível. Se a Alemanha fez, por que nós não seríamos capazes de fazer também? (tantos gols em tão pouco tempo)

 

Se esta visão não surgiu naquele momento porque não estávamos preparados para usá-la bem, que sirva para as próximas oportunidades.

 

Agora vou seguir a investigação para a vida cotidiana.

 

Muitas de nossas experiências conseguem nos chacoalhar o suficiente para percebermos os aprendizados que elas podem nos proporcionar, caso estivermos dispostos a olhar de frente, analisar e mudar. Durante o caminho vamos selecionando algumas regras básicas que adotamos com o objetivo de facilitar nossa caminhada. Algumas funcionam bem por algum tempo e as mantemos, outras mostram-se pouco úteis e abandonamos, mas muitas (bem mais que gostaríamos) passam despercebidas nos ajudando ou atrapalhando muito. Quanto tempo de nossos dias dedicamos a olhar isso de frente, analisar e mudar o que não está funcionando?

 

Vou me permitir um pequeno exemplo prático: 

 

Quão profundas modificações positivas poderiam acontecer a partir deste exato momento e com resultados tão rápidos quanto 5 gols em 20 minutos ou 3 em 10?

 

Se, a partir de agora 

jamais realizássemos uma ação 

da qual não sentíssemos orgulho 

em contar para qualquer um 

“fui eu que fiz”

Eu fiz isso, sinto orgulho

 

O que mudaria?

Você pode ver esta resposta???

Alguém entre nós está disposto a experimentar?

 

Antes de agir pense por 1 minuto: 

Amanhã vou me orgulhar de dizer para todo mundo que fiz isso?

Se a resposta for não, não faça.

 

Tudo pode ser diferente a partir de qualquer ponto do momento presente. Você tem feito escolhas diferentes ultimamente?  Conheça o MIND – Programa Corporativo para Redução do Stress através da Meditação.

 

Abraços

Cris

Compartilhar: