Esta é a reflexão da semana do David Allen, traduzida livremente por Thais Godinho do livro “Ready for anything”…

Se você quer diferentes resultados, é necessária uma mudança de foco. Uma vez que você mude a imagem que você fixa na sua mente, coisas diferentes vão automaticamente começar a acontecer. Foque em vermelho, e vermelho virá. Foque em um resultado diferente para a sua conversa, e diferentes pensamentos virão para você. Foque no modelo específico de carro que você gostaria de comprar, e vai ser como se só existisse esse mesmo modelo em toda a rodovia. 

Seu cérebro tem um mecanismo interno para encontrar padrões que você programa por causa do lugar onde você pôs sua atenção. Soluções, inovações, sucesso – eles não vêm de uma inteligência extraordinária ou criatividade sensacional, mas do que a gente percebe através do ONDE a gente estava apontando tais atributos.

Mas será que você está pronto para “estar pronto”?

 
readyFORanything.jpg 

Uma habilidade sutil que todos os profissionais deveriam levar bastante em consideração é: o quão rápido você consegue voltar ao seu estado de prontidão? O quão rápido e fácil você consegue relaxar e refocar quando você precisa fazer isso? O quão bom você é em criar um estado mental centrado, equilibrado, consciente e abertos aos próximos inputs ou ímpetos que emergirem no seu mundo? Quando alguém aperta seu botão, toca sua campainha, ganha sua atenção, te incomoda, chateia ou irrita, qual é o seu tempo de latência para desenganchar esses sentimentos, limpar sua mesa internamente e se engajar de novo de maneira apropriada em uma nova perspectiva e com o novo assunto/objeto que precisa agora ser confrontado?

Como você pode desenvolver um sistema pessoal que nutra um estilo de vida/trabalho que pode consistentemente e facilmente ser revertido para “pronto”? A energia estática e apoiada criada pelo não-decicidido, não-organizado, pelas coisas incompletas na sua mesa, no seu escritório e na sua mente geram uma ressaca psíquica que enfraquece a habilidade de facilmente estar naquele estado. É como tentar sobreviver no pântano quando você está sendo engolido pela areia movediça.

No tênis, quando você está esperando o serviço, qual é o melhor cenário em mente, estado emocional e posição física para se estar? No karatê, quando três pessoas estão vindo em sua direção de diferentes lados e se preparando para te atacar, qual é a melhor posição a se tomar? Quando a negociação final está em progresso para uma aquisição e o advogado deles coloca tudo a perder com um cláusula surpresa que possivelmente causará a ruptura do contrato, quantos dos seus recursos internos estão disponíveis para tomar decisões rápidas e intuitivas? Será que você consegue deixar para lá a apreensão das suas suposições ou projeções e definir novas ações baseadas em uma perspectiva nova e inteligente? Você pode renunciar o controle em um nível, em ordem de mover rapidamente para um mais alto?

A próxima vez que você quiser contratar alguém e for avaliar a performance e seu set de habilidades, veja se a pessoa é capaz de ficar pronta rápido. Pergunte qual a última vez que ela foi surpreendida de verdade (positiva ou negativamente) e quanto tempo levou para que ela integrasse e navegasse uma resposta positiva. Esse comportamento será avaliado e promovido pela sua organização. Da próxima vez que você estiver vestindo seu próprio terno da força e da fraqueza, foque na mesma questão. O quão pronto você está para “estar pronto”? Daqui a 20 anos, você ficará feliz por ter se perguntado isso.

 

David: “Eu estou trabalhando agora com uma nova e vital afirmação no meu próprio processo de auto-desenvolvimento: Relaxe, refoque. Tente também.”

 

Por sinal…

 

– Qual o seu maior problema ou questão no momento? No que você está focando? Que imagem você está segurando sobre isso?

– O quão fácil você pode soltar quaisquer pensamentos que você tem agora mesmo e focar no sucesso estrondoso?

– Como você gostaria de sentir e responder quando você tiver sua próxima grande surpresa?

 

Boa semana.

Compartilhar: