Acredito que o primeiro passo para obter sucesso usando o método GTD é adquirir novos hábitos. Disciplina é uma questão crítica nele. Porém os usuários mais tecnológicos não ficam nem uma semana fazendo anotações no papel e partem logo para algum software. Por isso venho listando algumas boas opções disponíveis no mercado com versões pagas e gratuitas.

 

 

Numa recomendação de participante do treinamento da Call Daniel fiquei conhecendo o Nirvana. Muito bom por sinal, adorei  sua simplicidade e objetividade, é o método de gerenciamento de tarefas GTD sem tirar nem por.  Usando a mesma terminologia é muito simples de começar a colocar tudo em prática rapidamente.


O MinhaVidaOrganizada é outro ótimo recurso para Coletar, organizar e fazer com versões para vários dispositivos. Já está no mercado há vários anos e possui uma comunidade ativa com mais de 4 mil membros.

 

Pessoalmente sou apaixonada pelo TiddlyWiki, você pode ver as dicas para usá-lo com GTD no GTD-Review. Conheci o tiddly muitos anos atrás e me encantei com sua portabilidade. TUDO fica dentro de um pequeno e simples arquivo html, ou seja, mais que carregar para todo lugar, dificilmente você vai perder seus dados caso seu HD estrague.  Se  você não tem o hábito de fazer cópias aqui e ali, ele também pode ser salvo online e sincronizado com o off-line. Saiba tudo sobre ele no site http://tiddlywiki.com .

 

Zendone é outra ferramenta amada por seus usuários. Possui integração com google calendar e evernote. Ele surgiu de uma tendência de simplificação para as pessoas com maior dificuldade na implantação do GTD em sua rotina. Este artigo explica bem as nuances entre GTD e ZenGTD.


Por fim preciso falar do RememberMilk, excelente ferramenta que também fala nosso querido português. Para quem não domina o inglês, começar a caminhada no GTD em nossa língua fará toda a diferença. Muita coisa pode ainda estar em inglês na parte externa, mas internamente ele está perfeito. Possui integração com os mais diversos serviços e dispositivos.


Você já usa ou gostaria de usar alguma destas ferramentas? Deixe seus comentários no blog para que possamos trocar figurinhas a este respeito.


Abraços

Marcia Sisi

Especialista em gestão do tempo e produtividade

http://calldaniel.com.br


imagem: llferramentas.com.br

Compartilhar: