Produtividade é um assunto tão importante hoje em dia que já existem várias maneiras para realizar um cálculo de produtividade, sabia? Mais que a velha fórmula Input/Output, conforme esta breve entrevista do Luciano Pires (Café Brasil), onde uma fórmula mais eficaz poderia ser Produtividade = Empenho x Desempenho.

 

 

 

Empresas de todos os ramos de atividade usam os cálculos de produtividade para conferir se sua linha de produção vai bem, se suas finanças estão em ordem ou se seus funcionários estão produzindo o suficiente. Mas compreender o que fazer, porque e qual o impacto de cada tarefa no conjunto (tanto pessoal quanto profissional ou para o coletivo além da empresa) podem ser bem mais efetivos que apenas realizar algumas contas.Só para ilustrar, este artigo oferece várias possibilidades para se alcançar um resultado via cálculos matemáticos, este outro também, sobre Como calcular a Produtividade da Empresa. Quer mais um? Leia este: Como calcular Produtividade e Custo/hora de funcionárioObviamente que o cálculo de produtividade que envolve pessoas nunca será tão preciso quanto os que usam apenas a produtividade das máquinas.

 

De maneira geral podemos tentar calcular nossa produtividade usando como referencial a produção de ontem para comparar com a produção de hoje. Do mês passado com a deste mês e assim por diante. Mas não adianta basear-se apenas no volume de produção, é preciso equilíbrio com a qualidade do produto final interno e externo. Produzir mais à custa de sua saúde física, mental ou emocional também não será um saldo realmente positivo.

 

O assunto é sério e a procura por profissionais de logística ou especialistas em produtividade vem aumentando bastante. No blog da ContaAzul um artigo sugere a gestão do tempo, através de aplicativos, como um caminho para entender e calcular a própria produtividade. Nossa rotina pode ser analisada e comparada, na intenção de manter uma noção clara se o saldo foi positivo ou negativo no quesito cálculo de produtividade. Possuir esta visão da situação fortalece nossa confiança e autoestima, que por sua vez promovem segurança, satisfação, bem estar e mais aumento ainda de uma produtividade real/consciente.

 

Equilibre sua balança interna para ver os lucros.

Leitura recomendada: e-book Tranquilo e Produtivo e e-book Mente Clara      

 

Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

 

Compartilhar: