Quando aprendemos a tratar nossa produtividade como um recurso renovável, teremos sempre um pouco de “folego” disponível… Este é um truque do autor Ernest Hemingway.

 renovavel bamboo resized 600

Será mesmo importante reservar um pouco de seu pique ou inspiração para o dia seguinte? Porque não devemos nos dedicar até a exaustão?

 

Quanto maior a complexidade maior a exigência para sua mente, maior o desgaste. Se você der uma pausa para recuperar as forças (ou afiar o machado) vai retomar a atividade com pique total, com a produtividade alta. Permita-se afastar enquanto ainda tem vontade de continuar. Será um grande incentivo para voltar à tarefa.

 

É preciso escolher com cuidado onde usar esta técnica de produtividade. Brian Bailey nos oferece algumas boas sugestões no artigo “ Começar de onde parou “.  Uma das técnicas é anotar. Uma boa lista com os próximos passos ou a relação dos problemas ainda sem solução permitirão que volte com uma compreensão total de onde parou.

 

Pare antes de sentir-se esgotado e anote onde parou, por onde recomeçar, qual o próximo passo/ação. Este é um grande incentivo para voltar a tarefa, traz produtividade. Quando você faz (regularmente) algumas anotações estratégicas sobre pontos a serem resolvidos com lista de próximas ações necessárias não precisa pensar tudo de novo.

 

Cada um de nós desenvolve um sistema próprio para a manutenção da produtividade. Manter as “reservas” é só um deles. Qual o seu? Conte-nos nos comentários do blog.

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem : facebook.com

Compartilhar: