Quem nunca ouviu a máxima “gentileza gera gentileza”, não é mesmo? E essa não é uma frase vazia e sem significado. Ser gentil e conviver com pessoas gentis descontrai, deixa o clima mais leve e melhora humor. Por isso, a gentileza no ambiente organizacional é também muito importante e pode ainda ajudar o profissional a alcançar melhores resultados. 

Vivemos uma época de muita correria e estresse. Apesar de constantemente conectados nas redes sociais, estamos muito desconectados no mundo real. Embora ninguém goste de conviver com pessoas grosseiras ou indiferentes, muitos esquecem de praticar a gentileza no dia a dia.

Mas não é de hoje que a gentileza é um tempero importante das relações. Um estudo do Instituto Santa Fé, nos Estados Unidos, analisou sociedades antigas e descobriu que grupos com indivíduos mais altruístas tinham mais chances de sobrevivência. 

De qualquer maneira, pequenos gestos no cotidiano atual podem fazer muita diferença e estimular os outros ao seu redor a fazerem o mesmo. Quer saber como? Continue a leitura e confira!

Como podemos estimular a gentileza no ambiente organizacional?

Para ser gentil, não é preciso nenhum conhecimento específico, apenas a vontade de fazer o bem e de ser genuinamente agradável. Alguns passos podem ajudar a garantir mais gentileza no ambiente de trabalho e, com isso, melhorar o clima organizacional.

Os resultados podem ser surpreendentes, afinal, quem pratica gentileza é mais feliz, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, e pessoas mais felizes têm mais qualidade de vida, mais foco nas atividades, e alcançam melhores resultados e mais excelência na produção. 

Dê atenção aos detalhes

Muitas vezes, um simples “bom dia” pode ajudar a melhorar o humor de uma pessoa. Da mesma forma que o “com licença” e “por favor” reforçam comportamentos gentis e a boa educação. Abrir uma porta, fazer um elogio sincero, servir um café e dar atenção em uma conversa são gestos que deixam qualquer ambiente mais leve.

Pense em como ajudar os colegas

Faça esse exercício diário: pergunte-se como pode ser útil ou como pode ajudar um colega a desempenhar suas atividades. Lembre-se de que numa equipe não há concorrentes, mas parceiros. Então, ofereça-se para auxiliar quem estiver precisando e compartilhe novas ideias e informações importantes. 

Não espere algo em troca

Esse é praticamente um mandamento da pessoa gentil: não espere alguém ser gentil para também ser ou não espere algo em troca da sua gentileza. Para quem quer fazer realmente o bem, o único (e melhor) pagamento é a gratidão.

Tenha paciência 

A paciência é uma excelente virtude. Para ser mais gentil, é preciso respeitar o tempo dos outros, ter calma e buscar entender seus problemas. Em uma reunião de trabalho, por exemplo, mesmo que discorde da posição de algum colega, espere-o terminar sua fala e exponha seus argumentos de maneira objetiva, mas com tranquilidade. 

Ser gentil é demonstrar, além de boa educação, inteligência emocional. Isso porque ela é também a melhor forma de combater atritos e hostilidades — tanto no ambiente profissional quanto fora dele. 

Como vimos, não há perdas em ser gentil. Só há ganhos! Quem pratica a gentileza no ambiente organizacional, além de mais feliz, melhora sua performance. E, claro, pode servir de bom exemplo para os colegas, criando uma rede de positividade que vai impactar também nos negócios. 

E você, como pratica a gentileza no ambiente organizacional? Deixe seu comentário abaixo e divida sua experiência conosco!

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